Matt Hancock, secretário de Saúde britânico, diz que todos os adultos receberão vacina

O Reino Unido aprovou a vacina da Universidade de Oxford e AstraZeneca, na quarta-feira (30). O processo de vacinação começará na próxima segunda-feira (4) em grupos de risco que serão prioritários, e se somará à inoculação em curso da outra vacina, a Pfizer. O país é o primeiro a conceder a sua aprovação.

A AstraZeneca tem uma vantagem sobre a Pfizer, a primeira vacina aprovada em 2 de dezembro: é armazenada a apenas dois graus. Em comparação com os 70 graus abaixo de zero da Pfizer, ela exige uma logística muito mais simples que permitirá esse rápido início do processo de vacinação em meio à crise da chamada cepa britânica.

Em entrevista à rádio da BBC nesta quarta, o diretor da AstraZeneca, Pascal Soriot, disse que a farmacêutica poderia fornecer até 2 milhões de doses por semana – e começaria a enviar as primeiras “hoje ou amanhã”.

O Reino Unido já adquiriu 130 milhões de doses de vacina: 100 milhões de Oxford e 30 milhões da Pfizer. Ambas as vacinas precisam ser aplicadas em duas doses. A população do país é de cerca de 66 milhões de pessoas.

O secretário de Saúde britânico, Matt Hancock, disse que todos os adultos receberão o imunizante.

“Agora posso dizer com segurança que podemos vacinar todos, exceto, é claro, as crianças, porque essa vacina não foi testada em crianças e, de qualquer forma, as crianças têm muito menos probabilidade de apresentar sintomas da doença”, declarou.

O primeiro-ministro, Boris Johnson, comemorou a aprovação, no Twitter, como “uma notícia verdadeiramente fantástica – e um triunfo para a ciência britânica”.

 

 

(PL)