Os trens chineses de passageiros já são os mais velozes. Agora os de carga também estão na liderança.

Um trem-bala de carga com velocidade máxima de 350 quilômetros por hora foi apresentado pela China nesta quarta-feira (23), sendo o primeiro do mundo a atingir a marca. No transporte de passageiros, o trem-bala do país também é recordista, alcançando até 600 km/h.

Entregue pela fabricante chinesa CRRC Tangshan Co, o trem tem taxa de utilidade do espaço de carga de 85% e está equipado com portas de 2,9 metros de largura que garantem cargas-descargas rápidas. Com formato totalmente inovador, a locomotiva reduziu bastante a resistência ao movimento, potencializando a aceleração.

De acordo com especialistas, o trem responde às necessidades de frete rápido de média e longa distâncias entre 600 e 1500 quilômetros, ampliando ainda mais o nível da inovação independente da China em equipamentos ferroviários. Durante o projeto e a construção, se aplicaram inovações como computação em nuvem – o que permite o acesso a programas, arquivos e serviços por meio da internet, assegurando a distribuição inteligente de cargas.

Reiterando o pioneirismo do país no segmento, especialistas apontam que o trem é ainda um transporte amigo do ambiente, com seu revestimento externo utilizando uma tinta ecológica à base de água. “A adaptabilidade ambiental e a economia operacional foram amplamente melhoradas. Comparado com o transporte aéreo e rodoviário, o trem-bala de carga de alta velocidade é menos afetado por fatores ambientais e pode alcançar uma distância de 1.500 quilômetros em 5 horas”, sublinharam técnicos da empresa.

De acordo com o professor Yang Hao, da Universidade Jiaotong de Pequim, a expansão da cobertura ferroviária de alta velocidade representou uma melhora significativa para o crescimento sustentável, particularmente para o interior do país, contribuindo para acelerar a expansão econômica e fortalecer o desenvolvimento social.

Acadêmico da Academia Chinesa de Engenharia e especialista em engenharia ferroviária, He Huawu ressaltou que, desde o 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, em 2012, se implementou uma estratégia de desenvolvimento impulsionada pela inovação. Para Huawu, “a inovação independente e a liderança na organização de empresas, universidades e pesquisas científicas relacionadas formou um sistema de tecnologia ferroviária que combina produção, educação, pesquisa e aplicação, o que permitiu à China avançar aceleradamente rumo à liderança mundial”.

Neste mês de dezembro, o país anunciou boas novas sobre a construção de ferrovias de alta velocidade: Pequim-Xiong, Pequim-Shenzhen, Zheng-Tai. Um a um, os novos caminhos confirmam o progresso contínuo das ferrovias de alta velocidade que somarão, até o final do ano, 36 mil quilômetros dos 145 mil quilômetros do país.