A audiência foi requerida pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB)

Dois projetos de lei da vereadora do PCdoB do Recife, Cida Pedrosa, que tratam do tema da gordofobia – a discriminação social de pessoas gordas, foram aprovados na Câmara Municipal nesta terça-feira (17), em reunião remota.

Na ocasião, a parlamentar fez uso da tribuna virtual para defender suas propostas, os Projetos de Lei (PL) nº 35/2021 e nº 37/2021. Ambas as matérias foram aprovadas por unanimidade pelo plenário.

A PL nº 35/2021 busca instituir a data de 10 de setembro, que hoje marca o Dia do Gordo, como Dia Municipal de Luta Contra a Gordofobia. Ao tratar da proposta, Cida lembrou uma audiência pública realizada por seu mandato com entidades sociais para tratar das dificuldades que pessoas gordas encontram no cotidiano.

“Queremos ressignificar esse dia para ser um Dia de Luta contra a Gordofobia. Na audiência pública que realizamos, coletivos de pessoas gordas trouxeram problemáticas como não conseguir passar em catracas, não ter vestimentas para usar em hospitais, macas que sustentem o peso, cadeira de rodas que caibam essas pessoas”, relatou. “Ao votar essa legislação, estaremos na vanguarda do tema. Estamos tratando de uma questão que magoa 65% da população brasileira”.

Já a PL nº 37/2021 dispõe de medidas para assegurar a inclusão e a proteção da pessoa gorda nos estabelecimentos de ensino localizados no Recife. “O bullying que as crianças sofrem nas escolas é destruidor da autoestima e cria situações de vulnerabilidade social e psicológica. Esse projeto faz com o poder público tenha que apresentar soluções para as carteiras escolares e uma educação sem gordofobia. Hoje, damos um salto civilizatório para um mundo de respeito para todas as pessoas”.

Ao final, Cida afirma “tenho certeza que seremos também a primeira capital brasileira a contar com leis contra a gordofobia, após a sanção do prefeito João Campos, confiando em sua grande sensibilidade!”

Assista.


__
Com informações de agências