Nesta segunda-feira (15), Cuba reabre suas fronteiras para o turismo internacional, após haver vacinado com três doses 80% de sua população e ter iniciado a quarta dose para os profissionais da saúde e da área de turismo.

Por Raul Carrion*

Demonstrando a sua excelência na área da saúde – reconhecida internacionalmente – Cuba desenvolveu cinco vacinas próprias, com eficácia comprovada de 92%, inclusive para crianças e jovens de 2 a 18 anos, sendo a primeira nação a conseguir essa façanha.

O resultado é que deixaram de ocorrer mortes por Covid-19.
E tudo isso apesar do bloqueio criminoso dos EUA, que proíbem a todos os países do mundo que vendam a Cuba insumos ou equipamentos médicos.

Por motivos óbvios a imprensa internacional, dominada pelos EUA, cala sobre tamanhos êxitos…

No último dia 4 de novembro, foi eliminada a quarentena para quem chega a Cuba e o exame de PCR.

Está mantido o uso de máscaras, a medição de temperatura e o distanciamento social.
Haverá vigilância epidemiológica nos hotéis, com médicos(as) e enfermeiros(as) e serão realizados testes aleatórios.

Os turistas deverão apresentar comprovante (passaporte) de vacinação ou teste PCR negativo, de no máximo 72h.

Havendo sinais de doença, haverá a internação no sistema de saúde de Cuba, que proporcionará todo o atendimento médico.

A partir do Brasil, teremos 14 voos semanais (2 voos diários).

Numa tentativa de impedir a retomada do turismo em Cuba, os EUA e a ultradireita mundial — estão programando atos contra o governo cubano, em Cuba e em diversos países (entre eles o Brasil), alegando a “defesa dos direitos humanos”…

Logo essa “nação canalha”, que mantém em Cuba, há mais de cem anos, contra a vontade do povo cubano, a base militar de Guantánamo, conhecido centro de torturas, sustenta regimes ditatoriais e agride os povos do mundo!

Por isso, nesta segunda-feira, 15 de novembro, todos devemos participar dos atos – virtuais ou presenciais – que ocorrerão em solidariedade à Cuba Socialista!

Em Porto Alegre, o ato presencial acontecerá às 10 horas, no Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha.

Compartilho com todos e todas o relato da minha última viagem à Cuba, onde discorro sobre essa importante experiência socialista em terras americanas!

cuba_2014