Em parecer enviado ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, opinou contra o pedido feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para anular ação penal do caso envolvendo o triplex do Guarujá.
O pedido da defesa de Lula argumenta com a suspeição do juiz Sérgio Moro e quer que o STF lhe conceda liberdade. Os ministros Luiz Edson Fachin e Cármen Lúcia já haviam votado contra o pedido, mas Gilmar Mendes tinha pedido vista ao processo.
A retomada do julgamento do caso está marcada para próxima terça-feira (25), e por isso Raquel Dodge voltou a se manifestar. O pedido começou a ser julgado em dezembro do ano passado.
Dodge colocou em dúvida a autenticidade dos diálogos revelados pelo site Intercept Brasil. Segundo ela, “é preciso confirmar a autenticidade dos diálogos, além do fato de que o material foi obtido por meio ilegal”.
“É que o material publicado pelo site The Intercept Brasil, a que se refere a petição feita pela defesa do paciente, ainda não foi apresentado às autoridades públicas para que sua integridade seja aferida. Diante disso, a sua autenticidade não foi analisada e muito menos confirmada”, disse Dodge.
“Tampouco foi devidamente aferido se as referidas mensagens foram corrompidas, adulteradas ou se procedem em sua inteireza, dos citados interlocutores”, acrescenta.