"Otan é uma relíquia da Guerra Fria”, diz Putin a Keir Simmons, da NBC

Com a cúpula EUA-Rússia marcada para esta quarta-feira (16) em Genebra, a rede de tevê norte-americana NBC realizou uma entrevista com o presidente russo Vladimir Putin, que foi ao ar nesta segunda-feira (14). Na entrevista, Putin sublinhou que são “o unilateralismo e as intervenções dos Estados Unidos que estão impulsionando a instabilidade global, não as ações russas”.

A afirmação foi em resposta a uma pergunta do entrevistador Keir Simmons, se ele apoiaria um pedido de previsibilidade e estabilidade [nas relações com Washington] de Biden, na cúpula desta semana.

Putin reiterou que esse “é o mais importante valor … nas relações internacionais.” No entanto, ele acrescentou, “por parte de nossos parceiros americanos, isso é algo que não vimos nos últimos anos”, e exemplificou com a intervenção dos EUA na Líbia e na Síria, só para citar as mais recentes.

Em suma, embora Washington fale constantemente da necessidade de harmonia internacional, raramente desempenhou um papel positivo nisso nos últimos anos, disse o presidente russo, Vladimir Putin, enfatizando que a estabilidade é vital na política mundial.

É o unilateralismo dos Estados Unidos e o desejo de Washington de impor sua vontade aos outros que perturba a estabilidade na arena internacional, afirmou Putin. “Não é assim que a estabilidade é alcançada”, disse ele, acrescentando que somente o diálogo pode garantir a segurança e a paz.

“Vamos sentar juntos, conversar, procurar soluções de compromisso que sejam aceitáveis para todas as partes. É assim que se consegue a estabilidade”, conclamou Putin, que recentemente afirmou que as relações EUA-Rússia estão em seu “ponto mais baixo nos últimos anos”.

Putin disse também que a Otan “é uma relíquia da Guerra Fria”.

Na entrevista, em vários momentos Putin precisou registrar os duplos padrões com que o entrevistador buscava projetar sobre a Rússia comportamentos do governo norte-americano e, ainda, as tentativas de intrigar Moscou e Pequim.