Russian President Vladimir Putin (L) and Chinese President Xi Jinping arrive to pose for a photograph during their meeting in Beijing, on February 4, 2022. (Photo by Alexei Druzhinin / Sputnik / AFP)

Comunicado conjunto dos presidentes da China (Xi Jinping) e da Rússia (Vladimir Putin) condena a Casa Branca e satélites por suas “abordagens unilaterais questões internacionais e por recorrer à força”.

Segundo os líderes, esses governos minoritários no cenário internacional “interferem nos assuntos internos de outros Estados, infringindo seus direitos e interesses legítimos, e incitam contradições, diferenças e confrontos, dificultando o desenvolvimento e o progresso da humanidade”.

O encontro se deu na tarde de sexta-feira (04), antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim. No encontro, os líderes enfatizaram o aprofundamento da coordenação estratégica em defesa da equidade e justiça internacionais, aderindo aos consensos no apoio mútuo à soberania, segurança e interesses de desenvolvimento para enfrentar melhor a interferência externa e as ameaças regionais.

Na declaração conjunta ressaltam o advento de uma nova era de desenvolvimento global sustentável com a qual colaboram ao elaborarem suas posições comuns sobre visões sobre democracia, segurança e ordem.

Repudiam esse minoritário número de forças na comunidade internacional que, apesar dos novos tempos que se avizinham, continua a promover o unilateralismo, a adotar políticas de poder, interferir nos assuntos internos de outros países, minar direitos e interesses legítimos de outros países, criar atritos e confrontos e dificultar o desenvolvimento e progresso da humanidade, sublinhando que a comunidade internacional não vai aceitar isso.

China e Rússia compartilham o entendimento de que a democracia é um valor humano universal, e não um privilégio de um número limitado de países, e que sua promoção e proteção é uma responsabilidade comum de toda a comunidade internacional, segundo o comunicado conjunto.

Na declaração, a Rússia também reafirma seu apoio ao princípio de uma só China, reiterando que Taiwan é uma parte inalienável da China e se opõe a qualquer forma de “independência de Taiwan”.

Os dois países também se opõem a uma maior ampliação da OTAN e pedem ao bloco que abandone suas abordagens ideologizadas da Guerra Fria e respeite a soberania, a segurança e os interesses de outros países, de acordo com o comunicado conjunto.

Pequim e Moscou também compartilham sérias preocupações sobre o Aukus, o pacto militar entre EUA, Reino Unido e Austrália, pedindo aos países que cumpram seus compromissos de não proliferação nuclear e de mísseis e trabalhem juntos para salvaguardar a paz, a estabilidade e o desenvolvimento na região.

As duas partes também assinaram uma série de documentos importantes sobre cooperação em diversas áreas, ressaltando a parceria estratégica sem precedentes entre Rússia e China, que não é apenas do interesse dos dois países, mas também da estabilidade do mundo.

Xi declarou que acredita que este encontro nos Jogos Olímpicos de Inverno, que também coincide com a primavera, injetará muito impulso no relacionamento bilateral China-Rússia.

Putin assinalou durante a reunião que as visitas oficiais durante a abertura dos Jogos Olímpicos se tornaram uma tradição, mencionando sua visita a Pequim no verão de 2008 para os Jogos Olímpicos de Verão, a visita de Xi à Rússia em 2014 para os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, e esta reunião em Pequim antes do início dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Putin foi o primeiro chefe de Estado estrangeiro a confirmar sua participação nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim no ano passado.

Em meio à epidemia e aos crescentes novos desafios em todo o mundo, a China e a Rússia têm mantido laços bilaterais estáveis, apoiando-se firmemente em seus interesses centrais com maior confiança política e estratégica, com o volume de comércio bilateral atingindo um recorde, disse Xi.

Durante uma reunião entre o conselheiro de Estado chinês e ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, antes da reunião dos líderes na sexta-feira, os dois lados concordaram em aderir ao espírito olímpico e se opor a qualquer forma de politização do evento.

Eles também prometeram manter a paz e a estabilidade na região da Ásia-Pacífico e se opor a qualquer tentativa de criar antagonismo e confronto entre campos e grupos.

A seguir a íntegra da Declaração conjunta da Rússia e China:

Declaração Conjunta da Federação Russa e da República Popular da China sobre relações internacionais, entrando em uma nova era e no desenvolvimento global sustentável

O presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, visitou a China a convite do presidente da República Popular da China, Xi Jinping, em 4 de fevereiro de 2022. Os chefes de Estado mantiveram conversas em Pequim e participaram da cerimônia de abertura dos XXIV Jogos Olímpicos de Inverno.

A Federação Russa e a República Popular da China, doravante denominadas Partes, declaram o seguinte.

Hoje, o mundo está passando por mudanças em grande escala, a humanidade está entrando em uma nova era de rápido desenvolvimento e transformações em grande escala. Processos e fenômenos como multipolaridade, globalização econômica, informatização da sociedade, diversidade cultural, transformação do sistema de governança global e da ordem mundial estão se desenvolvendo, a interconexão e interdependência dos Estados está aumentando, uma tendência está sendo formada para redistribuir o equilíbrio de forças mundiais, a demanda da comunidade mundial por liderança no interesse do desenvolvimento pacífico e progressivo está crescendo.

Ao mesmo tempo, no contexto da pandemia de uma nova infecção por coronavírus em curso no mundo, a situação no campo da segurança internacional e regional está se tornando cada vez mais complicada a cada dia, os desafios e ameaças globais se multiplicam. Algumas forças, representando uma minoria no cenário mundial, continuam defendendo abordagens unilaterais para resolver problemas internacionais e recorrendo à política de poder, praticando interferência nos assuntos internos de outros Estados, lesando seus direitos e interesses legítimos, provocando contradições, desacordos e confrontos, dificultando o desenvolvimento e o progresso da humanidade, o que causa rejeição por parte da comunidade internacional.

As Partes se dirigem a todos os Estados com um chamamento no interesse do bem-estar comum para fortalecer o diálogo e a confiança mútua, aprofundar o entendimento mútuo, defender valores universais como paz, desenvolvimento, igualdade, justiça, democracia e liberdade, respeitar o direito dos povos de escolher independentemente o caminho do desenvolvimento de seus países, e também a soberania e os interesses dos Estados no campo da segurança e do desenvolvimento, para proteger o sistema internacional baseado no papel central da ONU, a ordem mundial baseada em princípios do direito internacional, para alcançar o verdadeiro multilateralismo com o papel central e coordenador da ONU e seu Conselho de Segurança, para promover a democratização das relações internacionais, para garantir a conquista da paz, estabilidade e desenvolvimento sustentável na terra.

l

As partes são unânimes em entender que a democracia é um valor humano universal, e não um privilégio de Estados individuais, sua promoção e proteção é uma tarefa comum para toda a comunidade mundial.

Os partidos partem do fato de que a democracia é uma forma de os cidadãos participarem da gestão de seu próprio país no interesse de melhorar o bem-estar da população e garantir o princípio da democracia. A democracia é implementada em todas as esferas da vida

pública e no quadro do processo nacional, reflete os interesses de todo o povo, a sua vontade, garante os seus direitos, satisfaz as suas necessidades e protege os seus interesses. A democracia não é construída em moldes. Dependendo da estrutura sociopolítica, história, tradições e características culturais de um determinado estado, seu povo tem o direito de escolher as formas e métodos de implementação da democracia que correspondam às especificidades desse Estado. Somente seu povo tem o direito de julgar se um Estado é democrático.

As partes consideram que a Rússia e a China, sendo potências mundiais com uma rica herança cultural e histórica, têm profundas tradições de democracia baseadas em milhares de anos de experiência de desenvolvimento, amplo apoio popular e consideração das necessidades e interesses dos cidadãos. A Rússia e a China garantem aos seus povos o direito, de acordo com a lei, de participar por vários métodos e de várias formas na administração do Estado e da vida pública. Os povos de ambos os países estão confiantes no caminho que escolheram e respeitam a estrutura democrática e as tradições de outros Estados.

As partes observam que os princípios democráticos são realizados não apenas nas instâncias do governo local, mas também em nível global. Tentativas de Estados específicos de impor seus “padrões democráticos” a outros países, de se arrogar o direito de monopólio de avaliar o nível de cumprimento dos critérios de democracia, de traçar linhas divisórias em função de bases ideológicas, inclusive por meio da criação de blocos e alianças situacionais, são de fato um exemplo de atropelamento da democracia e de afastamento de seu espírito e valores verdadeiros. Tais tentativas de agir como hegemônico representam uma séria ameaça à paz e estabilidade global e regional e minam a estabilidade da ordem mundial.

As partes estão confiantes de que a defesa da democracia e dos direitos humanos não deve ser usada como ferramenta para pressionar outros países. As partes se opõem ao abuso dos valores democráticos, à interferência nos assuntos internos de Estados soberanos sob o pretexto de proteger a democracia e os direitos humanos, bem como às tentativas de provocar divisão e confronto no mundo. As partes convocam a comunidade internacional a respeitar a diversidade de culturas e civilizações, o direito dos povos de diferentes países à autodeterminação. As partes estão dispostas a trabalhar em conjunto com todos os parceiros interessados na promoção da democracia genuína.

As Partes observam que a Carta da ONU e a Declaração Universal dos Direitos Humanos definem objetivos nobres no campo dos direitos humanos universais, fixam os princípios básicos que devem ser seguidos e que devem ser implementados na prática por todos os Estados. Ao mesmo tempo, devido às especificidades nacionais, diferenças históricas e culturais, sistema social e nível de desenvolvimento socioeconômico dos Estados, é necessário correlacionar a universalidade dos direitos humanos com a situação real de um determinado país, proteger os direitos humanos de acordo com a situação nos Estados e as necessidades da população. A promoção e proteção dos direitos humanos é uma tarefa comum da comunidade internacional. Os Estados devem prestar igual atenção a todas as categorias de direitos humanos e promovê-los sistematicamente. A cooperação internacional no campo dos direitos humanos deve ser realizada com base em um diálogo igualitário com a participação de todos os países. Todos os estados devem ter igual acesso ao direito ao desenvolvimento. A interação e a cooperação em questões de direitos humanos devem se basear na igualdade de todos os países e no respeito mútuo para fortalecer o sistema internacional de direitos humanos.

II

As Partes consideram que a paz, o desenvolvimento e a cooperação são os principais elementos do sistema internacional moderno. O desenvolvimento é o fator chave para alcançar o bem-estar dos povos. A pandemia do novo coronavírus que se prolonga representa um sério desafio para a implementação da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável. É extremamente importante melhorar as parcerias para o desenvolvimento global, para ajudar a garantir que a nova etapa do desenvolvimento global seja caracterizada por equilíbrio, harmonia e inclusão.

As partes pretendem intensificar o trabalho de vinculação dos planos de desenvolvimento da União Econômica da Eurásia (EAEU) e da iniciativa “Um Cinturão, Uma Rota”, a fim de aprofundar a cooperação prática entre a EAEU e a China em vários campos e aumentar o nível de interconexão entre a região Ásia-Pacífico e regiões da Eurásia. As partes confirmam seu foco na formação paralela e coordenada da Grande Parceria Eurasiática e na construção do Cinturão e Rota no interesse do desenvolvimento de associações regionais, processos de integração bilateral e multilateral em benefício dos povos do continente eurasiático.

As partes concordaram em aprofundar consistentemente a cooperação prática no campo do desenvolvimento sustentável do Ártico.

As partes fortalecerão a cooperação no âmbito dos mecanismos multilaterais, incluindo a ONU, e promoverão a inclusão, pela comunidade internacional, das questões de desenvolvimento na lista de pontos-chave na coordenação da macropolítica global. As partes convocam os países desenvolvidos para que cumpram conscientemente seus compromissos oficiais de fornecer assistência ao desenvolvimento, fornecer mais recursos aos países em desenvolvimento, abordar os problemas de desenvolvimento desigual dos países e eliminar esses

desequilíbrios dentro dos Estados e promover a cooperação no campo do desenvolvimento global e internacional . O lado russo confirma sua disposição de continuar trabalhando na “Iniciativa de Desenvolvimento Global” apresentada pelo lado chinês, incluindo a participação nas atividades do “Grupo de Amigos em Apoio à Iniciativa de Desenvolvimento Global na ONU”. A fim de acelerar a implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, as Partes exortam a comunidade internacional a tomar medidas práticas em áreas-chave de cooperação como a redução da pobreza, segurança alimentar, controle de epidemias e vacinas, financiamento do desenvolvimento, mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, incluindo desenvolvimento verde, industrialização, economia digital, infraestrutura de conectividade.

As Partes chamam a comunidade internacional para garantir condições abertas, equitativas, justas e não discriminatórias para o desenvolvimento científico e tecnológico, para acelerar a implementação prática dos avanços científicos e tecnológicos na produção, a fim de identificar novos impulsos para o crescimento econômico.

As Partes apelam a todos os países para que reforcem a cooperação no domínio do transporte sustentável, desenvolvam ativamente contatos e troquem conhecimentos no domínio do reforço das capacidades de transporte, incluindo transporte inteligente, transporte sustentável, desenvolvimento e exploração das rotas do Ártico, desenvolver outras áreas nos interesses da recuperação pós-epidemia global.

As Partes estão a tomar medidas sérias e dão uma importante contribuição para a luta contra as alterações climáticas. As Partes, celebrando conjuntamente o 30º aniversário da adoção da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, reafirmam seu compromisso com esta Convenção, bem como com os objetivos, princípios e disposições do Acordo de Paris, incluindo o princípio de responsabilidades comuns, mas diferenciadas, as Partes se esforçam em conjunto para a implementação efetiva e integral do Acordo de Paris, pretendem cumprir suas obrigações e também esperam que os países desenvolvidos realmente forneçam aos países em desenvolvimento apoio financeiro anual no valor de 100 bilhões de dólares americanos na luta contra das Alterações Climáticas.

As partes se opõem à criação de novas barreiras ao comércio internacional sob o pretexto de combater as mudanças climáticas.

As Partes promovem resolutamente o desenvolvimento da cooperação e intercâmbio internacional no campo da diversidade biológica, participam ativamente do processo de governança global nesta área e estão decididas a promover conjuntamente o desenvolvimento harmonioso do homem e da natureza, bem como a transformação “verde” no interesse do desenvolvimento sustentável global.

Os chefes de Estado avaliam positivamente a efetiva cooperação entre Rússia e China em formatos bilaterais e multilaterais no combate à pandemia da Covid-19, protegendo a vida e a saúde da população dos dois países e povos do mundo. As partes continuarão a aumentar a cooperação no desenvolvimento e produção de vacinas contra a infecção do novo coronavírus e medicamentos para seu tratamento, aprofundar a cooperação no campo da saúde pública e da medicina moderna. As partes pretendem fortalecer a coordenação das medidas antiepidêmicas no interesse da proteção confiável da saúde, da segurança e da ordem na implementação de contatos entre os cidadãos dos dois países. As partes avaliaram positivamente o trabalho das autoridades e regiões competentes dos dois países para garantir medidas de quarentena nas áreas fronteiriças e operação estável dos postos fronteiriços e pretendem trabalhar a questão da criação de um mecanismo conjunto de prevenção e controle da epidemia em áreas fronteiriças para planejar conjuntamente medidas anti-epidêmicas nos postos fronteiriços, intercâmbio de informações e construção de infraestrutura, melhorando a eficiência do despacho aduaneiro de mercadorias.

As partes enfatizam que o problema da origem da Covid-19 está no plano científico. A pesquisa sobre este tema deve ser baseada no conhecimento global, para isso é necessário estabelecer cooperação entre cientistas de todo o mundo. As partes se opõem à politização desta questão. O lado russo saúda o trabalho conjunto da China e da OMS para identificar a fonte da infecção pelo novo coronavírus e apoia o relatório conjunto preparado pela China-OMS sobre esta questão. As partes pedem à comunidade internacional que se una a uma abordagem científica séria no decorrer da pesquisa sobre a origem do coronavírus.

O lado russo apoia a realização bem-sucedida do lado chinês dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno em Pequim em 2022.

As partes apreciam muito o nível de cooperação bilateral no campo dos esportes e do movimento olímpico e expressam prontidão para seu desenvolvimento progressivo.

III

As partes estão profundamente preocupadas com os graves desafios no campo da segurança internacional e partem do fato de que os destinos dos povos de todos os países estão interligados. Nenhum estado pode ou deve garantir sua segurança isoladamente da segurança de todo o mundo e à custa da segurança de outros estados. A comunidade internacional deve participar ativamente da governança global no interesse de garantir uma segurança universal, abrangente, indivisível e sustentável.

As partes reafirmam seu firme apoio mútuo na proteção de seus interesses fundamentais, soberania estatal e integridade territorial, e se opõem à interferência de forças externas em seus assuntos internos.

O lado russo reafirma seu apoio ao princípio “Uma só China”, confirma que Taiwan é parte integrante da China e se opõe à independência de Taiwan de qualquer forma.

Rússia e China se opõem às ações de forças externas para minar a segurança e a estabilidade em regiões fronteiriças comuns, estão decididas a resistir à interferência de forças externas sob qualquer pretexto nos assuntos internos de países soberanos, opõem-se às “revoluções coloridas” e aumentarão a cooperação nas áreas acima mencionadas.

As partes condenam o terrorismo em todas as suas manifestações, estimulam a ideia de formar uma frente antiterrorista global unificada com o papel central da ONU, defendem o fortalecimento da coordenação política e a interação construtiva no campo dos esforços multilaterais de combate ao terrorismo. As partes se opõem à politização das questões de combate ao terrorismo e a transformá-las em um conjunto de ferramentas para a política de dois pesos e duas medidas, condenam a prática de ingerência nos assuntos internos de outros Estados para fins geopolíticos por meio do uso de grupos terroristas e extremistas, bem como sob a bandeira do combate ao terrorismo e ao extremismo internacional.

As Partes acreditam que Estados específicos, alianças político-militares ou coalizões perseguem o objetivo de obter vantagens militares direta ou indiretamente unilaterais em detrimento da segurança de outros, inclusive por meio de concorrência desleal, intensificam a rivalidade geopolítica, inflam o antagonismo e o confronto, minam seriamente a ordem no domínio da segurança internacional e da estabilidade estratégica global. As partes se opõem a uma maior expansão da OTAN, exortam a Aliança do Atlântico Norte a abandonar as abordagens ideológicas da era da Guerra Fria, respeitar a soberania, segurança e interesses de outros países, a diversidade de seus modos civilizacionais, culturais e históricos, e tratar o desenvolvimento pacífico de outros Estados de forma objetiva e justa.

As partes se opõem à formação de estruturas de blocos fechados e campos opostos na região da Ásia-Pacífico e permanecem altamente vigilantes em relação ao impacto negativo na paz e estabilidade nesta região da estratégia dos EUA no oceano Indo-Pacífico. A Rússia e a China estão fazendo esforços consistentes para construir um sistema de segurança igualitário, aberto e inclusivo na região do oceano Ásia-Pacífico (APR) que não seja direcionado contra terceiros países e garanta paz, estabilidade e prosperidade.

As Partes saúdam a Declaração Conjunta adotada pelos líderes dos cinco estados com armas nucleares sobre a prevenção de guerra nuclear e a prevenção de uma corrida armamentista, e consideram que todos os Estados com armas nucleares devem abandonar a mentalidade da “guerra fria” e os “jogos de soma zero”, reduzir o papel das armas nucleares em sua política de segurança nacional, retirar as armas nucleares implantadas no exterior, descartar o desenvolvimento irrestrito de defesa antimísseis global (ABM), tomar medidas efetivas para reduzir o risco de guerras nucleares e quaisquer conflitos armados entre países com armas nucleares potenciais.

As Partes confirmam que o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares é a pedra angular do sistema de desarmamento internacional e de não proliferação nuclear, uma parte importante do sistema de segurança internacional do pós-guerra, desempenha um papel indispensável na garantia da paz e desenvolvimento do planeta. A comunidade internacional deve contribuir para a implementação equilibrada dos três pilares do Tratado e trabalhar em conjunto para proteger a autoridade, eficácia e universalidade deste documento.

As partes estão seriamente preocupadas com a criação pelos EUA, Reino Unido e Austrália (AUKUS) de uma “parceria triangular de segurança”, que prevê o aprofundamento da cooperação entre seus participantes em áreas que afetam a estabilidade estratégica, em particular, a decisão de iniciar a cooperação no campo de submarinos nucleares. Rússia e China acreditam que tais ações contrariam os objetivos de garantir a segurança e o desenvolvimento sustentável da região Ásia-Pacífico, aumentam o risco de uma corrida armamentista na região e criam sérios riscos de proliferação nuclear. As partes condenam veementemente tais medidas e pedem aos participantes do AUKUS que cumpram fielmente suas obrigações de não proliferação nuclear e de mísseis, proteger unidos a paz, a estabilidade e o desenvolvimento na região.

As partes estão profundamente preocupadas com os planos do Japão de liberar água radioativa da usina nuclear de Fukushima no oceano e o potencial impacto ambiental de tais ações. As partes enfatizam que o descarte de água radioativa deve ser abordado com toda responsabilidade e realizado adequadamente com base nos acordos do lado japonês com os estados vizinhos, outras partes interessadas e estruturas internacionais relevantes, e sujeito à transparência, raciocínio científico, em acordo com o direito internacional.

As partes acreditam que a retirada dos EUA do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, a aceleração da pesquisa e desenvolvimento de mísseis terrestres de alcance intermediário e curto e o desejo de implantá-los nas regiões da Ásia-Pacífico e Europa, como bem transferi-los para seus aliados, acarretam um aumento da tensão e desconfiança, aumentam os riscos para a segurança internacional e regional, levam ao enfraquecimento do sistema internacional de não proliferação e controle de armas e minam a estabilidade estratégica global. As partes pedem aos Estados Unidos que respondam positivamente à iniciativa russa e abandonem os planos de implantar mísseis terrestres de médio e curto alcance na região Ásia-Pacífico e na Europa. As partes continuarão a manter contatos e fortalecer a coordenação nesta questão.

O lado chinês trata com compreensão e apoia as propostas apresentadas pela Federação Russa sobre a formação de garantias de segurança juridicamente vinculativas de longo prazo na Europa.

As partes observam que a denúncia dos EUA de vários acordos internacionais importantes no campo do controle de armas tem um impacto extremamente negativo na segurança e estabilidade internacional e regional. As partes expressam preocupação com o avanço dos planos dos EUA no desenvolvimento de uma defesa antimísseis global e implantar seus elementos em várias regiões do mundo, combinado com o aumento do potencial de armas não nucleares de alta precisão com o objetivo de desarmar ataques e outras tarefas estratégicas.

As Partes enfatizam a importância do uso do espaço sideral para fins pacíficos, apoiam fortemente o papel central do Comitê das Nações Unidas sobre Usos Pacíficos do Espaço Aéreo na promoção da cooperação internacional, manutenção e desenvolvimento da legislação e regulamentação espacial internacional no campo das atividades no espaço sideral. A Rússia e a China continuarão a desenvolver cooperação nesses tópicos de interesse mútuo, como a sustentabilidade de longo prazo das atividades espaciais e a exploração e uso dos recursos do espaço sideral. As partes se opõem às tentativas de Estados individuais de transformar o espaço sideral em uma arena de confronto armado, reiteram sua intenção de fazer todos os esforços necessários para evitar o armamento do espaço sideral e uma corrida armamentista no espaço sideral. Eles se oporão às atividades destinadas a alcançar a superioridade militar no espaço e usá-la para operações de combate.

As Partes reiteram a necessidade de iniciar negociações o mais rápido possível para concluir um documento multilateral juridicamente vinculativo com base no projeto de tratado russo-chinês sobre a prevenção da colocação de armas no espaço sideral, o uso da força ou a ameaça de força contra objetos cósmicos, que forneceriam garantias fundamentais e confiáveis para a prevenção de uma corrida armamentista no espaço.

As Partes reafirmam sua convicção de que a Convenção sobre a Proibição do Desenvolvimento, Produção e Armazenagem de Armas Bacteriológicas (Biológicas) e Toxínicas e sobre Sua Destruição (BTWC) é essencial como pilar da paz e segurança internacionais. A Rússia e a China enfatizam sua determinação em manter a autoridade e a eficácia da Convenção.

As Partes confirmam a necessidade de cumprimento integral e fortalecimento adicional da CABT, inclusive por meio de sua institucionalização, fortalecimento de seus mecanismos e adoção de um Protocolo juridicamente vinculativo à Convenção com um mecanismo de verificação eficaz, bem como por meio de consultas e cooperação regulares na resolução de quaisquer questões relacionadas com a implementação da Convenção.

As partes enfatizam que as atividades biológico-militares domésticas e estrangeiras dos Estados Unidos e seus aliados suscitam sérias preocupações e questionamentos na comunidade internacional quanto ao cumprimento da BTWC. As Partes compartilham a opinião de que tais atividades representam uma séria ameaça à segurança nacional da Federação Russa e da China e prejudicam a segurança das respectivas regiões. As partes chamam os Estados Unidos e seus aliados para que atuem de forma aberta, transparente e responsável, informando adequadamente sobre suas atividades biológico-militares realizadas no exterior e em seu território nacional, bem como apoiando a retomada das negociações sobre um Protocolo juridicamente vinculativo ao CABT com um mecanismo de verificação eficaz.

As Partes, reafirmando seu compromisso de alcançar o objetivo de construir um mundo livre de armas químicas, apelam a todas as partes da Convenção sobre Armas Químicas para que defendam conjuntamente sua credibilidade e eficácia. A Rússia e a China estão profundamente preocupadas com a politização da Organização para a Proibição de Armas Químicas e pedem a todos os seus membros que fortaleçam a solidariedade e a cooperação, para proteger a tradição de tomada de decisões com base no consenso. Rússia e China insistem que os Estados Unidos, como único Estado-Parte da Convenção que não concluiu o processo de destruição de armas químicas, acelerem a eliminação de seus estoques de armas químicas. As Partes enfatizam a importância de manter um equilíbrio entre as obrigações dos Estados no campo da não proliferação e os interesses da cooperação internacional legítima no uso de tecnologias avançadas e materiais e equipamentos relacionados para fins pacíficos. As partes observam a resolução “Promoção da cooperação internacional no campo dos usos pacíficos no contexto da segurança internacional”, aprovada durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU por iniciativa da China, com co-autoria da Rússia, e esperam sua implementação consistente de acordo com os objetivos nele fixados.

As Partes atribuem grande importância às questões de gestão no domínio da inteligência artificial. As partes estão dispostas a fortalecer o diálogo e os contatos sobre questões de inteligência artificial.

As Partes reiteram a sua disponibilidade para aprofundar a cooperação no domínio da segurança da informação internacional e contribuir para a construção de um ambiente TIC aberto, seguro, sustentável e acessível. As Partes enfatizam que são aplicáveis ao espaço da informação os princípios de não uso da força, respeito à soberania estatal e aos direitos e liberdades humanos fundamentais, não ingerência nos assuntos internos de outros Estados, aprovados pela Carta da ONU. A Rússia e a China reafirmam o papel fundamental da ONU na resposta às ameaças à segurança da informação internacional e expressam seu apoio à Organização no desenvolvimento de novos padrões de comportamento para os Estados nessa área.

As Partes saúdam a implementação do processo de negociação global sobre IIS no âmbito de um mecanismo único, neste contexto, apoiam as atividades do Grupo de Trabalho Aberto das Nações Unidas sobre Segurança na Esfera do Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e ICTs 2021–2025 (WGOS) e expressam sua prontidão para falar nele de um ponto de vista unificado. As Partes consideram necessário combinar os esforços da comunidade internacional para desenvolver novas normas de comportamento responsável dos Estados, inclusive as de natureza jurídica, bem como

um documento jurídico internacional universal que regule as atividades dos Estados no campo das TIC. As Partes consideram que a Iniciativa Global de Segurança de Dados, apresentada pela Parte Chinesa e apoiada em princípio pela Parte Russa, fornece uma base para discussão e formação pelo Grupo de Trabalho de medidas para responder a ameaças à segurança de dados e outras ameaças à segurança da informação internacional.

As partes reiteram seu apoio às resoluções 74/247 e 75/282 da Assembleia Geral da ONU, apoiam o trabalho relevante do Comitê Especial de Peritos Governamentais e promovem as tratativas dentro da ONU sobre o desenvolvimento de uma convenção internacional sobre o combate ao uso das TIC para fins criminais. As partes tomam a iniciativa de garantir a participação construtiva de todas as partes nas negociações, a fim de garantir o acordo rápido sobre uma convenção com autoridade, universal e abrangente e submetê-la à Assembleia Geral da ONU durante a 78ª sessão em estrita conformidade com a resolução 75/ 282. Para esses fins, a Rússia e a China apresentaram um projeto conjunto de convenção como base para as negociações.

As partes apoiam o rumo da internacionalização da gestão da rede “Internet”, defendem a igualdade de direitos para gerenciá-la, consideram inaceitáveis quaisquer tentativas de limitar seu direito soberano de regular e garantir a segurança de segmentos nacionais da rede “Internet”, estão interessadas em envolvimento da União Internacional das Telecomunicações na resolução destas tarefas.

As partes pretendem aprofundar a cooperação bilateral no campo da garantia da segurança da informação internacional com base no relevante acordo intergovernamental de 2015. Para este fim, as Partes concordaram em adotar um plano para a cooperação russo-chinesa nesta área em um futuro próximo.

IV

As partes enfatizam que a Rússia e a China, como potências mundiais e membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, pretendem aderir estritamente aos princípios e responsabilidades morais, defender resolutamente o sistema internacional no qual a ONU desempenha um papel central de coordenação nos assuntos internacionais, defender a ordem mundial baseada no direito internacional, incluindo os objetivos e os princípios da Carta da ONU, promover a multipolaridade e promover a democratização das relações internacionais, construir conjuntamente um mundo ainda mais próspero, estável e justo, e criar conjuntamente um novo tipo de relações internacionais.

O lado russo observa o significado positivo do conceito do lado chinês de construir uma “comunidade com um destino comum para a humanidade” para fortalecer a solidariedade da comunidade mundial e unir esforços para responder a desafios comuns. O lado chinês observa o significado positivo dos esforços do lado russo para formar um sistema multipolar justo de relações internacionais.

As partes pretendem defender firmemente a inviolabilidade dos resultados da Segunda Guerra Mundial e a ordem mundial estabelecida no pós-guerra, defender a autoridade da ONU e a justiça nas relações internacionais e resistir às tentativas de negar, distorcer e falsificar a história da Segunda Guerra Mundial.

A fim de evitar a repetição da tragédia da guerra mundial, as partes condenarão resolutamente as ações destinadas a nivelar a responsabilidade pelas atrocidades dos agressores fascistas, invasores militaristas e seus cúmplices, macular e manchar a honra dos países vitoriosos.

As partes defendem a formação de um novo tipo de relações entre as potências mundiais baseadas no respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação mutuamente benéfica. Eles confirmam que as relações interestatais russo-chinesas de um novo tipo são superiores às alianças político-militares da era da Guerra Fria. A amizade entre os dois Estados não tem fronteiras, não há zonas proibidas na cooperação, o fortalecimento da cooperação estratégica bilateral não é dirigido contra terceiros países, não é influenciado pela mudança do ambiente internacional e pelas mudanças situacionais em terceiros países.

As partes reiteram a necessidade de consolidar e não dividir a comunidade internacional, a necessidade de cooperação e não de confronto. As partes se opõem ao retorno das relações internacionais a um estado de confronto entre as grandes potências, quando os fracos se tornam presas dos fortes. As partes pretendem opor-se às tentativas de substituir os formatos e mecanismos do direito internacional geralmente aceitos e consistentes com certas regras desenvolvidas em um “círculo estreito” por países individuais ou blocos de países, opor-se à solução de problemas internacionais não com base no consenso, mas através de esquemas de evasão, opor-se à política de força, assédio, sanções unilaterais e jurisdição extraterritorial, e contra o abuso de políticas de controle de exportação, apoiar a facilitação do comércio de acordo com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).

As partes reafirmaram sua intenção de fortalecer a coordenação da política externa, implementar o verdadeiro multilateralismo, fortalecer a cooperação em plataformas multilaterais, proteger interesses comuns, manter o equilíbrio de poder internacional e regional e melhorar a governança global.

As Partes apoiam e defendem o sistema multilateral de comércio baseado no papel central da Organização Mundial do Comércio (OMC), participam ativamente da reforma da OMC, opõem-se a abordagens unilaterais e protecionismo. As Partes estão dispostas a fortalecer o diálogo de parceria e coordenar posições sobre questões comerciais e econômicas de interesse comum, para contribuir para garantir o

funcionamento sustentável e estável das cadeias de valor globais e regionais, para promover a formação de um mercado mais aberto, inclusivo, transparente e não um sistema discriminatório de comércio internacional e regras econômicas.

As partes apoiam o formato do G20 como uma importante plataforma de diálogo para discutir questões de cooperação econômica internacional e medidas de resposta à crise, promovem conjuntamente o fortalecimento do espírito de solidariedade e cooperação dentro do G20, apoiam o papel de liderança da associação nessas áreas como a luta internacional contra epidemias, recuperando a economia mundial, apoiando o desenvolvimento sustentável inclusivo, melhorando o sistema global de governança econômica de forma justa e racional no interesse de combater coletivamente os desafios globais.

As partes apoiam o aprofundamento da parceria estratégica no âmbito dos BRICS, promovem a expansão da cooperação em três áreas principais: política e segurança, economia e finanças e intercâmbio humanitário. Em particular, Rússia e China pretendem promover o desenvolvimento da interação no campo da saúde pública, economia digital, ciência, inovação e tecnologia, incluindo tecnologias de inteligência artificial, bem como aumentar a coordenação dos países dos BRICS em plataformas internacionais. As partes se esforçam para fortalecer ainda mais o formato BRICS Plus/Outreach como um mecanismo de diálogo eficaz com associações e organizações de integração regional de países em desenvolvimento e estados com mercados emergentes

O lado russo dará total apoio ao lado chinês como presidente da associação em 2022 e prestará assistência na realização frutífera da XIV Cúpula do BRICS.

A Rússia e a China pretendem fortalecer de forma abrangente a Organização de Cooperação de Xangai (SCO) e aprimorar ainda mais seu papel na formação de uma ordem mundial policêntrica baseada nos princípios universalmente reconhecidos do direito internacional, multilateralismo, segurança igual, conjunta, indivisível, abrangente e sustentável.

Consideram importante implementar consistentemente os acordos para melhorar os mecanismos para enfrentar os desafios e ameaças à segurança dos estados membros da SCO e, no contexto da solução desse problema, defendem a expansão da funcionalidade da Estrutura Antiterrorista Regional da SCO.

As partes contribuirão para conferir uma nova qualidade e dinâmica à interação econômica entre os estados membros da SCO em comércio, manufatura, transporte, energia, finanças, investimento, agricultura, alfândegas, telecomunicações, inovação e outras áreas de interesse mútuo, inclusive por meio do uso de tecnologias avançadas, economizadoras de recursos, energeticamente eficientes e “verdes”.

As partes observam uma interação frutífera no âmbito da SCO com base no Acordo entre os governos dos estados membros da Organização de Cooperação de Xangai sobre cooperação no campo da segurança da informação internacional em 2009, bem como no perfil do Grupo de Peritos. Nesse contexto, congratulam-se com a adoção em 17 de setembro de 2021 em Dushanbe pelo Conselho de Chefes de Estado dos Estados Membros da SCO do Plano de Interação entre os Estados Membros da SCO para Garantir a Segurança da Informação Internacional para 2022-2023.

Rússia e China consideram a importância cada vez maior da cooperação cultural e humanitária para o desenvolvimento progressivo da OCS. A fim de fortalecer o entendimento mútuo entre os povos dos estados membros da OCS, eles continuarão a contribuir efetivamente para o aprofundamento da interação em áreas como laços culturais, educação, ciência e tecnologia, saúde, proteção ambiental, turismo, contatos de pessoas, esportes.

A Rússia e a China continuarão a trabalhar para fortalecer o papel da APEC como principal plataforma de diálogo multilateral da Ásia-Pacífico sobre questões econômicas. As partes pretendem intensificar a coordenação de ações para implementar com sucesso as “Diretrizes de Putrajaya para o desenvolvimento da APEC até 2040” com foco na criação de um ambiente de comércio e investimento livre, aberto, justo, não discriminatório, transparente e previsível na região. Será dada especial ênfase ao combate à pandemia de infecção pelo novo coronavírus e à recuperação econômica, à digitalização de uma vasta gama de diferentes esferas da vida, à recuperação econômica de territórios remotos e ao estabelecimento de interação entre a APEC e outras associações multilaterais regionais com uma agenda consonante.

As partes pretendem desenvolver a cooperação no âmbito do formato “Rússia-Índia-China”, bem como fortalecer a interação em locais como a Cúpula do Leste Asiático, o Fórum Regional de Segurança da ASEAN, a Reunião de Ministros da Defesa da ASEAN Estados-Membros e Parceiros de Diálogo. A Rússia e a China apoiam o papel central da ASEAN no desenvolvimento da cooperação no Leste Asiático, continuam a melhorar a coordenação no aprofundamento da cooperação com a ASEAN e promovem conjuntamente a cooperação nas áreas de saúde pública, desenvolvimento sustentável, combate ao terrorismo e combate ao crime transnacional. As partes pretendem continuar a trabalhar no interesse de fortalecer o papel da ASEAN como elemento-chave da arquitetura regional.

Pequim, 4 de fevereiro de 2022