O presidente russo, Vladimir Putin, e seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan, inauguraram um gasoduto duplo de gás natural que abrirá uma nova rota de exportação de gás russo para a Turquia e Europa. Putin se juntou a Erdogan em Istambul na quarta-feira (8) para a abertura oficial do gasoduto TurkStream.
A construção começou em maio de 2017 a um custo de quase US $ 8 bilhões. O gasoduto é um sinal de “interação e cooperação para o benefício de nosso povo e de toda a Europa e do mundo”, disse Putin na cerimônia de inauguração. Abrangendo mais de 930 quilômetros sob o Mar Negro, transportará 31,5 bilhões de metros cúbicos (bcm) de gás russo anualmente para a província ocidental da Turquia, com metade do volume fluindo ainda para os Balcãs e Europa Central, incluindo Bulgária, Sérvia e Hungria.
A cerimônia em Istambul também contou com a presença dos líderes da Sérvia e da Bulgária. A Rússia já iniciou as entregas de gás na Europa por meio do gasoduto, disse a operadora de gás búlgara Bulgartransgaz no domingo (5). O terminal do gasoduto fica perto da vila turca de Kiyikoy, a cerca de 20 quilômetros da fronteira com a Bulgária. Segundo Sputnik, faz parte do objetivo de longo prazo da Rússia construir alternativas ao trânsito de gás pela Ucrânia com outros projetos de dutos como Nord Stream 1 e 2.
Ambos se conectam à Alemanha debaixo d’água, mas a quase conclusão do Nord Stream 2 foi adiada devido às sanções dos EUA. A Rússia, que exportou quase 200 bcm para a Europa no ano passado, está fornecendo gás para os Bálcãs e a Turquia por terra pela Ucrânia, Moldávia e Romênia. Putin e Erdogan também devem discutir a Síria e a Líbia, onde os dois países apoiam lados opostos, enquanto abordam as tensões regionais no Iraque e no Irã, que aumentaram após o assassinato do general um comandante iraniano Suleimani pelos EUA. Putin foi para a Turquia diretamente da Síria, onde se encontrou com o presidente sírio Bashar al-Assad.
Fonte: Sputnik Commercial e Consulting.