Organizado pelas frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, atos ocorrerão em todo o Brasil para cobrar a manutenção dos R$ 600

As frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, que reúne entidades sindicais, partidos de esquerda e movimentos sociais, protestarão neste sábado (6) em todo país. A campanha #VoltaAuxílioEmergencial lembra que, em janeiro, 14,2 milhões de famílias pobres puderam contar com apenas R$190 por mês do Bolsa Família para sobreviver. Pelo terceiro fim de semana consecutivo, estão programados carreatas, bicicletadas, atos públicos e ações nas redes sociais para denunciar o caos, o desgoverno e o descaso de Bolsonaro.

Projeção da FGV Social indica que quase 27 milhões de pessoas começaram o ano na condição de extrema pobreza. São brasileiros obrigados a sobreviver com R$ 8,20 por dia ou R$ 246 por mês. Cerca de 60 milhões de brasileiros receberam o valor no ano passado, por pressão das centrais sindicais, dos movimentos sociais, e da oposição ao governo Jair Bolsonaro no Congresso Nacional. Para 36% desses cidadãos, o auxílio emergencial foi a única fonte de renda durante a pandemia do novo coronavírus. Mães, chefes de família, chegaram a receber R$ 1.200 mensalmente e isso salvou vidas.

No país dos gastos públicos milionários com leite condensado e emendas para “convencer” parlamentares a apoiar o governo federal, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirma faltar dinheiro para a volta do auxílio emergencial. E condiciona o pagamento dos R$ 600 do benefício à aprovação de reformas.

Sem o auxílio emergencial, sem emprego e sem vacina para todos e todas, outra bandeira dos atos deste sábado, a situação é  desesperadora, mas as prioridades de Bolsonaro são a flexibilização de armas e a reforma administrativa que representa o fim dos serviços públicos, entre outras pautas.

Fome e desemprego na pandemia

“O Brasil voltou para o Mapa da Fome”, lembram os organizadores. “E, com o fim do auxílio emergencial mais 17 milhões de brasileiros podem ser jogados para abaixo da linha da pobreza”, afirmam. O Brasil soma o trágico número de 14 milhões de desempregados. E que cresce a cada dia desde que Jair Bolsonaro assumiu a Presidência da República.

“Pessoas sem renda, sem garantia, sem proteção, têm condições de permanecer dentro de suas casas aguardando a vacina em um calendário tão prolongado?”, questionam as frentes, lembrando o trágico número de mortes pela covid-19, no Brasil. “Não só para a saúde, mas para a economia: não há volta para as atividades sem vacinação e isolamento sem auxílio.” Na Amazônia, destacam, a pandemia tem sido ainda mais mortal. “A região Norte detinha quase 1/4 do total dos pagamentos do auxílio emergencial.”

Os organizadores reforçam o impacto positivo dos R$ 600 na massa de rendimentos das famílias. “Transformada em consumo, foi capaz de sustentar mais de 2% do PIB em 2020. Ajudou as receitas fiscais de municípios, estados e da União e Previdência Social.”

Solidariedade

Segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV), o fim do auxílio emergencial pode levar mais 3,4 milhões de brasileiros para a extrema pobreza.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) apoia a luta. “A fome não deixa ninguém aprender. A CNTE vai apoiar os atos do Dia Nacional de Solidariedade e pela Manutenção do Auxílio Emergencial neste sábado, 6 de fevereiro.”

Os petroleiros também farão um ato de solidariedade com a venda de gás a preço justo de R$ 40 em Araucária, região metropolitana de Curitiba. Sindicatos e movimentos sociais farão entrega de cestas básicas para a população mais vulnerável para mostrar toda solidariedade ao povo brasileiro, o que este governo negacionista deveria estar fazendo e não está.

Atos já confirmados nas capitais e cidades do país

Confira abaixo os eventos e participe em sua cidade

Natal/RN – carreata saindo às 8h da Praça Gentil Ferreira, Alecrim

Porto Alegre/RS – carreata com concentração a partir das 16h, na esquina da Avenida Sertório com a Rua Dona Alzira, ao lado do hipermercado BIG, na zona norte da capital gaúcha.

Recife/PE – bicicletada, saindo as 8h30 da Rusa Frei Cassimiro (Largo Santo Amaro).

Teresina/PI – 8h00, Parque do Lagoas do Norte, tem ato com carro de som no Parque Lagoas do Norte, com falas em defesa do auxílio emegencial até o fim da pandemia. Em seguida serà feita a entrega simbólica  de cestas básicas na comunidade ” Quilombo da Boa Esperança “.

Bauru/SP – carreata pelo #ForaBolsonaro, a partir das 9h, com concentração na Praça da Paz // Ato no Facebook: https://fb.me/e/22ISXRFOi

Betim/MG – às 10h no Ginásio Poliesportivo Divino Braga

Campinas/Sp – carreata a partir das 10h, com concentração na Lagoa do Mingone