Professora Jamile Brasil é eleita presidenta do PCdoB Porto Velho

A Conferência Municipal do PCdoB Porto Velho (RO) elegeu a professora Jamile Brasil como a nova presidente municipal do partido. Mulher negra, mãe atípica e militante histórica da União dos Negros pela Igualdade (Unegro), Jamile comandará a legenda na capital rondoniense no período de 2025 a 2027.
Realizada neste sábado (13), a plenária também discutiu as teses do 16º Congresso do partido e elegeu delegados e delegadas que participarão da etapa estadual, marcada para o dia 20 de setembro. O processo foi marcado pela participação de diferentes segmentos da militância, reforçando a diversidade política e social que compõe a legenda.
Além da eleição de Jamile, foi formada a nova direção municipal, que terá Francisco Batista como vice-presidente e Regia Cristina como secretária de Organização. Também integram a executiva Enio Monteiro (Finanças), Diana Lopes (Mulheres/Unegro), Andresson Rafael (Juventude/UJS) e Junior Freire (Sindical/CTB). Paulo Ramon (UJS) e Bartolomeu Pereira completam o pleno da direção municipal.
A eleição de Jamile Brasil simboliza um marco político para o PCdoB em Porto Velho, ao colocar uma liderança feminina e negra na condução da sigla, em sintonia com a defesa da democracia, da igualdade racial e da ampliação da participação popular nos espaços de poder.




