Xi Jinping, presidente da China | Foto: Mark Schiefelbein /Pool/AFP)

O presidente da China, Xi Jinping, parabenizou o Brasil pelo bicentenário da independência nesta quarta-feira (7).

“Xi Jinping afirma que sendo o maior país em desenvolvimento no hemisfério ocidental, o Brasil tem seguido o caminho do desenvolvimento pacífico de independência e autonomia, e tem projeção importante nos assuntos regionais e internacionais”, diz o texto.

O presidente chinês ressaltou que “nos últimos anos, com os esforços conjuntos, as relações sino-brasileiras têm registrado desenvolvimento estável, e obtido resultados frutíferos de cooperação pragmática”.

O presidente Putin e a Chancelaria russa saudaram a independência do Brasil e destacaram a parceria de 194 anos.

Nos 200 anos da independência brasileira, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, em um comunicado, parabenizou o país e exaltou as relações diplomáticas entre as duas nações, que acontecem desde o século XIX.

As relações diplomáticas foram oficialmente iniciadas em 3 de outubro de 1828, tendo posteriormente sido o Brasil um dos primeiros países latino-americanos a reconhecer a Federação da Rússia como sucessora da União Soviética.

A Rainha da Inglaterra, o secretário de Estado dos EUA, e os governos do México, Argentina, Chile e Peru estão entre os que parabenizaram os brasileiros pelos dois séculos de conquista da Independência.

Papiro