Produção própria de respiradores foi uma das prioridades, a seguir a vacinação

O presidente Alberto Fernandez saudou os argentinos pelo início de 2021 e relembrou o início da transformação nacional após a devastação macrista e ressaltou a esperança de final de pandemia, a partir do início da vacinação no país, entre os primeiros a iniciar a imunização contra a Covid-19 na América Latina.

A Argentina vinha de dois anos de retração e Fernandez, que planejava medidas de superação da recessão, foi surpreendido com a chegada da pandemia: “Há um ano, não imaginávamos o que ia ser o ano de 2020”, diz o presidente argentino que prossegue, afirmando que “apesar de tudo, logramos coisas que nos pareciam impossíveis e o fizemos unidos”.

Ele conclama a que “essa unidade seja o motor da reconstrução do país em 2021”.

Fernandez destaca os feitos no combate ao novo coronavírus: “Construímos e equipamos hospitais em tempo recorde, aumentamos o número de leitos de terapia intensiva em todo o país; nossas indústrias se reinventaram para satisfazer as necessidades do sistema de saúde e de nossa gente; construímos respiradores, desenvolvemos testes para detectar o vírus e nos organizamos para a ninguém falte o prato de comida em sua mesa”.

Segundo ele, “foi assegurado que cada compatriota pudesse ser atendido no sistema de saúde” e enfatiza que “graças ao trabalho de todos e todas, hoje o nosso país é um dos primeiros a começar a imunizar sua população, uma conquista coletiva”.

Ao final, agradece aos argentinos “de verdade” e os chama a que “se cuidem” para que “assim possamos nos dedicar a fazer o que melhor sabemos fazer: levantar-nos e reconstruirmos o país”.