Presidente Xi Jinping afirmou que a estação é "um marco no programa espacial chinês

O presidente chinês, Xi Jinping, conversou, do Centro de Controle Aeroespacial de Pequim, na quarta-feira (23), com os astronautas Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo, da espaçonave Shenzhou-12, que estão trabalhando no módulo espacial Tianhe.

A missão com os três homens decolou na quinta-feira da semana passada do deserto de Gobi (noroeste da China). A cápsula se acoplou ao Tianhe, o módulo da estação espacial que já está em órbita.

“Construir uma estação orbital é um marco para o programa espacial chinês. Esta contribuição abre novos horizontes para a humanidade no uso pacífico do espaço. Vocês são os representantes dos inúmeros trabalhadores que, nesta nova era, lutam pelo desenvolvimento da indústria aeroespacial chinesa”, afirmou Xi Jinping em conversa por vídeo exibida pela televisão.

Xi Jinping perguntou aos três astronautas sobre sua saúde e as condições de trabalho. Ele disse que o trio “conquistou o coração” do povo chinês.

O comandante da missão é o veterano Nie Haisheng, de 56 anos, que está em sua terceira viagem ao espaço. “Trabalho e moro em Tianhe, e as condições estão cada vez melhores. Agora temos uma casa permanente operando em órbita e estamos orgulhosos do nosso grande Partido e da pátria mãe”, disse ao presidente.

“Esta é minha segunda missão espacial. Sinto que desta vez a missão é ainda mais importante e é uma grande honra”, afirmou o astronauta Liu Boming, de 54 anos, que participou da Shenzhou-7 (2008). “Mais tarde faremos uma série de experimentos de verificação tecnológica, incluindo duas atividades extraveiculares (EVAs) e operações de braço robótico. Faremos as operações com cautela para garantir o sucesso de todos os testes”, afirmou Liu.

O astronauta Tang Hongbo, de 45 anos, que está em sua primeira viagem ao espaço, disse que se adaptou rapidamente à vida com gravidade zero.

“A comida, a vida cotidiana, as condições de trabalho… está tudo bem. Também fizemos vídeo-chamadas com nossas famílias. Gosto de viver em nossa pequena casa no espaço”, declarou.

Os três astronautas são membros do exército chinês.

Após a conclusão, a estação, chamada em inglês de CSS (Chinese Space Station) e em chinês de Tiangong (“Palácio Celestial”), terá um tamanho similar ao da antiga estação soviética Mir (1986-2001). A vida útil será de pelo menos 10 anos.

Shenzhou-12 é o terceiro dos 11 lançamentos necessários para construir a estação entre 2021 e 2022. Eles permanecerão no espaço durante três meses.