A presidenta nacional do PCdoB, deputada federal Luciana Santos (PCdoB-PE lamentou, por meio de nota pública, a morte repentina do historiador brasileiro e ex-assessor dos governos de Lula e Dilma, Marco Aurélio Garcia.

Abaixo a íntegra da nota:

As forças progressistas perderam hoje um companheiro importante na construção da soberania brasileira e da integração latino-americana. Marco Aurélio Garcia terá sempre seu nome associado a um marco de altivez e autonomia da política externa brasileira. Foi um professor e um dirigente político com visão estratégica e por sua postura e conduta tornou-se respeitado nas relações diplomáticas, na política e no mundo acadêmico.

É emblemática sua contribuição no ciclo dos governos Lula e Dilma, contribuindo para o fortalecimento das relações Sul-Sul, para a constituição dos BRICS, para a fundação do Foro de São Paulo e sempre esteve empenhado em construir caminhos para o Brasil. Na última sexta-feira (14), participou de debate na Fundação Mauricio Grabois, em São Paulo, discutindo saídas para a crise brasileira.

O PCdoB se solidariza com a família de Marco Aurélio Garcia e com os companheiros do Partido dos Trabalhadores pela significativa perda.

Luciana Santos
Presidenta Nacional do PCdoB