Como vice-governadora eleita de Pernambuco, a presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, participou nesta quarta (21), em Brasília, da reunião do Fórum de Governadores do Nordeste. O encontro aconteceu na sede da representação do Ceará, na capital federal.

Os gestores debateram uma agenda comum de interesse dos estados e divulgaram carta endereçada ao presidente eleito Bolsonaro com seis pontos destacados.

O documento faz referência a preocupação dos municípios com a saída dos cubanos do Programa Mais Médicos e pedem a retomada imediata do projeto, destacam a necessidade de celebrar um Pacto Nacional Pela Segurança Pública, pedem o desbloqueio de operações de crédito para viabilizar investimentos e cobram a retomada urgente de obras de infraestrutura no estado, visando a geração de emprego e crescimento econômico.

O documento foi assinado pelos governadores Rui Costa (PT-BA), Paulo Câmara (PSB-PE), Wellington Dias (PT-PI), Belivaldo Chagas (PSD-SE) e Flávio Dino (PCdoB-MA); vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa (MDB); os eleitos João Azevêdo (PSB-PB) e Fátima Bezerra (PT-RN); a vice-governadora eleita de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB); além de Camilo Santana (PT-Ceará).

Segue abaixo a carta:

 

Encontro de governadores

Segundo o Portal UOL, após a reunião dos governadores, os mesmos se reuniram com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), que não conseguiu se reeleger no pleito de outubro. Na presença de Eunício, trataram também da partilha de cessão onerosa da Petrobras no pré-sal e da securitização da dívida dos estado.

Uma próxima reunião foi agendada para o dia 12 de dezembro entre todos os governadores eleitos para o mandato 2019-2022 com um representante do governo federal.

No último dia 14, governadores eleitos e reeleitos de 17 estados e do Distrito Federal se reuniram em Brasília. Participaram do evento membros da equipe do presidente eleito.