Foto: Diego Galba

Nesta segunda-feira (19), a presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, recebeu a Medalha do Mérito Heroínas de Tejucupapo 2022, na categoria Política, uma homenagem prestada pela OAB-PE (Ordem dos Advogados do Brasil de Pernambuco).

Luciana agradeceu a medalha que remete às heroínas e ressaltou a responsabilidade que carrega a honraria.

“Muito obrigada à OAB, por valorizar o papel das mulheres na construção de nossa sociedade. E parabéns às demais homenageadas, combativas e talentosas. Que sigamos juntos, mulheres e homens, governos e entidades, construindo esse amanhã de igualdade que tanto desejamos”, disse a presidenta do PCdoB.

Foram entregues medalhas em onze categorias. Estiveram presentes o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins; a vice-presidente Ingrid Zanella; a secretária-geral adjunta, Manoela Alves; a presidente da CAAPE, Anne Cabral; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PE, Isabella Lessa; o desembargador do TJPE, Frederico Neves; e o presidente do TRE-PE, desembargador André Guimarães.

Homenagem

Como consta no site da OAB-PE: a Batalha de Tejucupapo, referência que deu nome à medalha, foi protagonizada por mulheres e ocorreu em um pequeno distrito homônimo localizado em Goiana (Mata Norte), no século 17, durante a invasão holandesa. Lideradas pelas heroínas Maria Camarão, Maria Quitéria, Maria Clara e Maria Joaquina, as mulheres que participaram da Batalha de Tejucupapo resistiram aos diversos ataques dos holandeses, que estavam em busca de comidas e bens.

*Com informações OAB-PE