Reinauguração da Unidade de Saúde da Família Fluvial Dr. Antônio Levino | Fotos: Dhyeizo Lemos/Secom

A Prefeitura de Manaus (AM) entregou, nesta quarta-feira (23), a Unidade de Saúde da Família Fluvial (USFF) Dr. Antônio Levino. Após passar por uma revitalização completa, a embarcação, que leva o nome do médico comunista Dr. Antônio Levino falecido em 2017, está pronta para oferecer serviços de atenção primária às comunidades ribeirinhas da Calha do Rio Amazonas. Com consultas médicas, atendimentos de enfermagem e odontológicos, exames laboratoriais, vacinação e distribuição de medicamentos, a unidade beneficiará cerca de quatro mil moradores de 47 comunidades rurais da capital amazonense.

A cerimônia de entrega ocorreu na comunidade Bonsucesso, situada a aproximadamente 70 quilômetros do centro urbano de Manaus. O evento contou com a presença emocionada da jornalista Ana Luiza Santos, filha de Levino, que compartilhou o momento nas redes sociais. Ana Luiza ressaltou a importância da embarcação levar adiante os ideais de seu pai, que sempre lutou pela defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e pelo acesso à saúde de qualidade para todos.

“Hoje eu tive a missão e a honra de representar minha família na reinauguração da Unidade de Saúde da Família Fluvial Dr. Antônio Levino. É impossível falar do papai sem falar da luta dele em defesa do SUS e do acesso à saúde gratuita, universal, de qualidade e, principalmente, humana. Tinha todo um discurso pronto e planejado quando subi no palco, mas a emoção falou um pouco mais alto. O sentimento é de orgulho ao ver que a unidade percorre comunidades levando saúde de forma gratuita e atenciosa, do jeito que ele acreditava que devia ser. (…) A luta dele vive. O legado dele vive. Que alegria ver tanto carinho e admiração ao falarem sobre meu pai. Que honra a minha ser filha do Levino.”, escreveu Ana Luiza.

Foto: Dhyeizo Lemos/Secom

A emoção também se estendeu aos comentários, onde amigos e admiradores enalteceram a dedicação e o legado do Dr. Antônio Levino na área da saúde. Um dos comentários foi de Vanja Andrea Santos, presidenta da União Brasileira de Mulheres, viúva de Levino e mãe de Ana Luiza. “Um homem de muitos sonhos, lutas e planos. Levino vive no coração de cada uma de nós!”, escreveu Vanja.

“Muita emoção ao ver Ana Luiza, filha de meu querido amigo Levino, que infelizmente não está mais entre nós, na reinauguração do barco que recebeu o nome do pai e circula pelas águas amazônicas atendendo à população. Levino era um médico que pesquisou sobre Medicina de Fronteira e deu relevantes contribuições ao #SUS Saudade desse querido!”, disse Julieta Palmeira, secretária de Mulheres do PCdoB da Bahia.

“Que alegria e emoção ver esta justa homenagem ao Levino, querido e exemplar médico e militante do PCdoB”, disse Inácio Carvalho, secretário adjunto da secretaria Nacional de Comunicação do partido. Segundo ele, Lwvino era “um sujeito generoso, fraterno e comprometido com o povo, em particular os amazônidas, e com o Brasil. Antonio Levino, presente, agora e sempre!”

Unidade de Saúde da Família Fluvial (USFF) Dr. Antônio Levino | Foto: Dhyeizo Lemos/Secom

Antônio Levino

Dr. Antônio Levino da Silva Neto, médico sanitarista e militante histórico do Partido Comunista do Brasil, faleceu em 21 de abril de 2017, aos 56 anos, em Manaus. Nascido em Rosário do Oeste, no Mato Grosso, ele dedicou sua vida à saúde pública e à causa do socialismo. Graduado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), tornou-se professor na mesma instituição e se destacou como pesquisador na Fiocruz-ILMD.

Levino desempenhou funções fundamentais na área da saúde coletiva, supervisionando o Internato Rural e orientando no Programa Multi-institucional de Pós-Graduação em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia (PPGSSEA). Sua dedicação à pesquisa e ao atendimento médico exemplar deixou um legado que se reflete na Unidade de Saúde da Família Fluvial que agora leva seu nome. A homenagem prestada a ele reforça a importância de seus ideais e sua contribuição para a saúde pública no Brasil.

__