O pré-candidato do PCdoB à prefeitura de Olinda-PE, deputado estadual João Paulo, recebeu o apoio na manhã deste sábado (4) do Partido dos Trabalhadores (PT).

A decisão foi tomada durante reunião por videoconferência, com a participação de nomes como o senador Humberto Costa, a vice-presidente do Fundação Perseu Abramo, Vivian Farias, e o presidente do diretório municipal do PT em Olinda, Lulinha.

Economista de formação, João Paulo, que nasceu em Olinda, tem vasta experiência política, foi vereador, deputado estadual e federal e prefeito de Recife entre 2001-2008. Deputado federal de 2010 a 2014. Em julho de 2015, assumiu a superintendência da Sudene no governo Dilma.  Em 2018, foi eleito deputado estadual pelo PCdoB, antes tinha sido eleito em outras três disputas pelo PT.

O apoio à candidatura de João Paulo, segundo a direção petista, foi motivado pela busca por uma aliança política antibolsonarista na cidade. “A gente tinha duas candidaturas possíveis, do PSB e do PCdoB. Fomos negociando com os partidos de esquerda da cidade e afunilando até chegar o momento em que decidimos que nosso candidato seria João Paulo”, disse Lulinha.

“Além de ser um companheiro, ele representa a esquerda não só em Olinda, mas no estado inteiro. Ele fez uma revolução durante sua gestão no Recife, sendo responsável pelo carnaval multicultural da cidade e ações nos morros. Com muito agrado, deliberamos essa decisão importante para Olinda em uma candidatura unificada como projeto político”, acrescentou o dirigente.