A pesquisa Datafolha divulgada na tarde deste sábado (2) confirmou a liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa presidenciáveis de 2018 com 34% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o candidato da extrema-direita Jair Bolsonaro (17%). Os candidatos que já estiveram em outras disputas presidenciais ou têm seus nomes citados há vários anos como presidenciáveis: Geraldo Alckmin, Marina Silva, Ciro Gomes e Joaquim Barbosa (ex-presidente do STF) encontram-se na faixa entre 5% e 9%.

Já a deputada estadual Manuela D’Ávila (RS), pré-candidata do PCdoB, apresentada pelo partido três semanas antes da realização pesquisa (29 e 30 de novembro) pontua pela primeira vez numa sondagem nacional. Em quatro cenários pesquisados, Manuela tem 1%, em três situações ela aparece com 2% e em um cenário chega a 3%, superando o ministro da Fazenda Henrique Meireles, o líder do MTST Guilherme Boulos e empatando com o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

A pesquisa entrevistou 2.765 e foi realizada em 192 cidades, nos dias 29 e 30 de novembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.