As manifestações e protestos pelo desleixo e mau tratamento do governo de Porto Rico em relação à emergência sísmica não param. Na ilha se registram contínuos movimentos sísmicos desde o dia 28 de dezembro de 2019, sendo que o terremoto mais forte foi registrado em 6 de janeiro, de uma intensidade de 5.8 graus na escala de Richter.

Há milhares de pessoas afetadas, sem casa, sem alimentação e quando, no sábado (25), foi achado um armazém fechado com mantimentos, comida para bebês, remédios e outros produtos úteis para situações de emergência estragados ou vencidos, a indignação tomou conta do local e provocou uma crise no governo. Além da exigência crescente pela renúncia da governadora Wanda Vázquez, três ministros já foram expulsos.

Sob as leis de Washington, Porto Rico é definido como um “território não incorporado dos Estados Unidos”, situação rejeitada pela maioria da população que reivindica sua independência. Sob pressão, a ilha do Caribe se declarou em bancarrota em maio de 2017 devido à dívida pública inflada pelos colonizadores, tendo como resultado a perda da ínfima autonomia econômica que possuía.

Logo depois, em setembro de 2017, sofreu a enorme devastação causada pelo furacão Maria e os resultados da destruição ainda permanecem em grande parte. Nessa situação de desastre, a população identifica a atual governadora, Wanda Vázquez, com o ex-governador Ricardo Rosselló, que foi expulso do cargo no ano passado por corrupção.

O artista porto-riquenho, Ricky Martin, se somou aos protestos e enviou uma mensagem através do Instagram, no qual ele também exige a renuncia da governadora, “pelo bem-estar de Porto Rico”.

“Wanda você é uma canalha, já é hora que vá embora!”, “Wanda, o povo te repudia!”, eram algumas das consignas entoadas e acompanhadas com os sons das caçarolas, no dia 24, quando se realizou o maior protesto até o momento. Milhares de manifestantes denunciam a falta de qualquer atenção e planos para aliviar a situação de mais de 14.000 refugiados que se encontram abandonados em diferentes acampamentos, além de feridos sem atenção médica. Ainda acusam o governo de criminosa corrupção na administração dos armazéns e a distribuição de materiais e alimentos para atender as necessidades das vítimas.

As manifestações são convocadas por diferentes sindicatos, entidades sociais e estudantis, e contam com o apoio de conhecidos artistas e esportistas como René Pérez (Residente – Calle 13), o jogador de beisebol, Yadier Molina, e o já apontado Ricky Martin, ex-membro do grupo Menudos.

Alberto López Venegas, pesquisador da Rede Sísmica da ilha, explicou que “Porto Rico está rodeado de características geológicas que são favoráveis para que ocorram eventos sísmicos, está localizada dentro de uma zona na qual duas placas tectônicas maiores interagem entre si. No norte está a placa norte-americana e pela região sul está a placa do Caribe. Se não houver um acompanhamento e um investimento do governo para a prevenção, a população sofrerá consequências que poderiam ser aliviadas”.