Porto Digital: Manuela fala de desenvolvimento e neutralidade de rede
Com agenda em Pernambuco nesta sexta-feira (23), a pré-candidata à Presidência da República pelo PCdoB, Manuela D’Ávila participou pela manhã de debate sobre o tema “Desenvolvimento Nacional e Estratégias de Inovação: Ideias para o Brasil”, no Porto Digital – parque tecnológico com atuação nas áreas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e economia criativa (EC) – no auditório do Softex (Centro de excelência em tecnologia de software do Recife).
Manuela D’Ávila abriu o debate falando do Estado como indutor da economia e dizendo que o Porto Digital de Pernambuco é uma das principais experiências de inovação e tecnologia. Esse tema tem papel central no nosso programa, destacou. Para ela, o país precisa buscar um caminho próprio de desenvolvimento e que necessariamente precisa passar pelo tema da retomada da indústria e da inovação. “Se nós não tivermos projetos que necessariamente passem pelo tema de inovação, nós estaremos fadados a ter um papel coadjuvante no mapa do mundo”, disse.
A pré-candidata reafirmou que as eleições são uma saída para a crise econômica e política. “Todos aqueles que têm compromisso com o Brasil, precisam fazer das eleições um palco de solução da crise e não de acirramento dela. Não podemos apenas debater o passado, porque podemos perder a chance de debater a saída para essa crise. E esse projeto não pode ser construído por um só partido, mas sim de forma ampla, dialogando com setores estratégicos”, afirmou.
Fim da neutralidade de rede
Manuela chamou atenção para medidas de controle da internet, como ocorre nos EUA que decretaram o fim da neutralidade de rede e decidiram que que provedor pode controlar acesso à internet. “Acho que nós não percebemos, enquanto país, o quanto vinculado está o tema da neutralidade da rede à possibilidade de desenvolvimento de novos negócios na área de inovação. O ministro da Saúde já disse que a principal mudança que tem de ser feita na legislação brasileira, para que a saúde pública possa entrar na etapa da internet das coisas, é justamente a quebra da neutralidade. E a quebra da neutralidade para vocês que são médias e pequenas empresas, se tornará uma forma de perpetuação das grandes empresas na ocupação desses espaços”.
Presente no debate, a presidenta nacional do PCdoB, deputada federal Luciana Santos (PE) ouviu elogios quanto ao partido e sua trajetória feitos pelo presidente do Softex Recife, Alcides Pires. “O setor de tecnologia da informação tem uma parceria histórica com o PCdoB, desde que Luciana Santos foi secretária de Ciência e Tecnologia, depois Marcelino Granja e depois José Bertotti. Essa é uma característica do Porto Digital, que vem sendo apoiado sistematicamente, governo após governo, e isso é algo muito positivo”.