Foto Marcelo Camargo-Agência Brasil.

O número de famílias endividadas cresceu em setembro e atingiu 65,1%. É a nona alta consecutiva, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Segundo a pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (3), 65,1% das famílias relataram ter dívidas, contra 64,8% em agosto e 60,7% em setembro do ano passado. É o maior resultado desde julho de 2013 e o terceiro maior patamar da série histórica.
Com o aumento da informalidade, o desemprego alto e a renda em queda, muitas famílias estão com contas ou dívidas em atraso. O percentual de famílias inadimplentes passou a 24,5% em setembro contra 24,3% em agosto. Também houve aumento em relação a setembro de 2018 (23,8%). Na faixa de menor renda, o percentual cresceu de 27,4% em agosto para 27,6% em setembro.
O percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas cresceu de 9,5% em agosto para 9,6% em setembro.
O cartão de crédito continua encabeçando a lista das dívidas dos brasileiros. Com juros extorsivos, mais de 300% ao ano, os bancos fazem a farra às custas de milhões de brasileiros que recorrem ao cartão para enfrentar a crise. Segundo a pesquisa, 79,5% das famílias endividadas devem o cartão de crédito.
“Entre as famílias com faixa salarial mais baixa (até dez salários mínimos), o cartão de crédito chega a 80% dos apontamentos”, ressalta a economista da CNC Marianne Hanson.