Secretário de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira; o Reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega e a vereadora do PCdoB, Walkíria Nictheroy.

Por iniciativa da vereadora do PCdoB, Walkíria Nictheroy, a Universidade Federal Fluminense (UFF), foi homenageada na noite desta terça-feira (26), na Câmara Municipal de Niterói, no Rio de Janeiro, em virtude da atuação relevante que a instituição está desempenhando frente ao combate à Covid-19. Durante a sessão solene o Título de Cidadão Benemérito foi entregue ao reitor Antonio Cláudio Lucas da Nóbrega. Vinte moções de aplausos também foram entregues a distintos colaboradores de diversos segmentos da UFF, entre professores, estudantes e profissionais.

“Essa homenagem é um reconhecimento pela necessidade histórica que a UFF tem para nossa cidade, para o nosso país, na formação de intelectuais pensantes e combativos que a universidade oferece à sociedade, e em especial neste momento da pandemia em que nós precisamos muito da instituição”, disse a vereadora Walkíria Nictheroy.

(Foto: Instagram/Walkíria Nictheroy)

No atual cenário pandêmico, a UFF vem desempenhando relevante papel no combate ao Coronavírus por meio da produção de álcool 70º, por exemplo, e com residentes atuando na linha de frente. Centros de testagem, suporte psicológico à população e consultas nutricionais aos idosos e seus cuidadores para colher informações sobre padrão alimentar são algumas das medidas implementadas.

“Esta homenagem se estende a todos e todas membros desta comunidade que fazem a UFF se movimentar, que lutam pela inclusão, educação, pela ciência e transformação do nosso país nas mais diversas frentes e por meio das mais diferentes iniciativas. A UFF é muito grande, maior dentre as federais em número de alunos ativos, a universidade tem compromisso estratégico com o desenvolvimento de todo estado do Rio de Janeiro”, disse o reitor, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.

(Reitor Antonio Cláudio Lucas da Nóbrega – Foto: Instagram/Walkíria Nictheroy)

A UFF também empreendeu no desenvolvimento de tecnologia de baixo custo para detecção da Covid-19 na população, na produção de face shields e instalou drive-thru no campus com o objetivo de acelerar a vacinação.

“Como é difícil gerenciar um equipamento público em uma pandemia, como é difícil lutar por mais investimentos. Vencemos porque temos uma equipe aguerrida de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, médicos, trabalhadores da saúde, toda área da saúde em prol da vida”, disse Tarcísio Rivello de Azevedo, superintendente do Hospital Universitário Antônio Pedro.

“A UFF faz parte da minha vida e de quem tenho me tornado. São essas as pessoas que lutam pra que a minha universidade siga de pé mesmo em um governo que detesta a educação e despreza a ciência. São essas pessoas que transformam todos os dias a Federal Fluminense em uma linha de frente de combate à pandemia, e também à ignorância.”, escreveu a vereadora Walkíria em suas redes sociais.

(Foto: Instagram/Walkíria Nictheroy)

Presente na solenidade, o secretário municipal das Culturas de Niterói, Leonardo Giordano, falou sobre a resistência da instituição. “Num momento de ataques, dos disparates das tentativas de desconstruções, a UFF reafirma sua capacidade de resiliência e seu fundamental papel no fortalecimento da ciência”.

Estiveram presentes também o secretário de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira; os vereadores Jhonatan Anjos, Daniel Marques e professor Túlio; o deputado estadual e professor Waldeck Carneiro.

Homenageados

Antônio Claudio Lucas da Nóbrega – Reitor da UFF
Mario Augusto Ronconi – Superintendente de Operações e Manutenções da UFF
Tarcísio Rivello de Azevedo – Superintendente do Hospital Universitário Antônio Pedro