À frente da Secretaria Municipal de Formação e Propaganda do PCdoB São Paulo (SP) desde 2016, Altair Freitas é historiador, professor de Ensino Fundamental e Médio, além de secretário executivo nacional da Escola Nacional do PCdoB. Sua entrevista é a primeira da série “Por dentro do PCdoB São Paulo”.

PCdoB – Qual é a importância da Formação e da Propaganda para o PCdoB São Paulo? Por que essas áreas devem receber a atenção do conjunto dos dirigentes e da militância – e não apenas da própria Secretaria?

Altair – Partidos comunistas precisam conhecer profundamente a realidade social na qual estão inseridos – e a teoria marxista-leninista fornece o instrumental teórico fundamental para essa compreensão. É necessário estudar os elementos centrais dessa teoria, dos marxistas clássicos e das formulações teóricas dos marxistas contemporâneos – em especial daqueles que atuam no PCdoB e desenvolvem uma interpretação sobre os problemas brasileiros à luz do socialismo científico.

Portanto, é uma tarefa de imensa relevância para todas as seções do partido no país, especialmente para os comunistas paulistanos, pela importância estratégica de São Paulo. Além de estudar a teoria, temos de divulgá-la para a própria militância e para os trabalhadores em geral, para o povo, com especial atenção para o Programa Socialista do Partido. A divulgação é o elemento da Propaganda em nosso trabalho formador.

Como você avalia a formação dos comunistas de São Paulo hoje, em especial dos dirigentes?

Por um conjunto de elementos, o trabalho sistemático de Formação e Propaganda entre a militância da capital paulista ficou estagnado em anos recentes. Mas esse processo vem sendo resgatado no último período e vai ganhando mais consistência junto à base partidária.

A direção municipal tem um conjunto de quadros com grande experiência política e sólida formação teórica. Formação que combina muitos anos de atividades e as mais diversas lutas políticas com a participação nos cursos da Escola Nacional do PCdoB. Ao mesmo tempo, quadros dirigentes mais jovens precisam ter seu processo de formação intensificado. O grande desafio é a formação dessa militância mais jovem e mais recente no Partido.

A experiência histórica do movimento comunista mostra que a consistência ideológica de militantes e quadros é um dos fatores primordiais para a manutenção de um corpo partidário mais extenso, coeso e estável. Mesmo em conjunturas de grande adversidade política – como a que vivemos no Brasil e, em especial, na nossa cidade –, militância bem formada não se desilude com os revezes naturais da luta de classes.

Quais são as prioridades apontadas no planejamento da Formação aprovado no Seminário? De que maneira esses encaminhamentos podem ajudar o PCdoB a se estruturar e se fortalecer mais em São Paulo?

A prioridade número 1 é a retomada do estudo coletivo e individual do Programa Socialista do PCdoB, que tem como espinha dorsal a conquista de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento. Nosso programa ganhou ainda mais força em função do grande retrocesso antinacional, antipopular e antitrabalhista, em curso desde o golpe que derrubou a presidenta Dilma em 2016.

O Programa do PCdoB tem profundas formulações táticas e estratégicas, sendo, portanto, o balizador fundamental para a ação dos comunistas em âmbito nacional – mas também na esfera municipal e junto aos diversos movimentos sociais. Outra prioridade é a intensificação do Curso de Iniciação ao Marxismo-Leninismo, que possibilita à militância de base ter uma boa noção sobre o que pensa, como se organiza e como luta o PCdoB.

Neste ano de eleições gerais, o PCdoB deve lançar candidatos a deputado federal e a deputado estadual com atuação em São Paulo. Os avanços da Formação, ao longo de 2018, podem ajudar essas campanhas eleitorais? Por quê?

Candidatos a cargos eletivos são, em anos eleitorais, as principais vitrines do partido junto ao povo. É de grande importância que esses camaradas que disputarão o voto popular tenham plataformas afinadas com os anseios do povo e apresentem as principais ideias do partido de modo qualificado.

Para que esse processo seja exitoso, os candidatos precisam conhecer bem o Programa do PCdoB, suas ideias gerais avançadas. Precisam estar afinados com a política eleitoral que for definida pelo coletivo partidário. A Secretaria de Formação e Propaganda deve tomar medidas e desenvolver ações que contribuam para isso.