População celebra libertação de Mariupol de nazistas do Azov
A população de Mariupol celebrou a libertação da cidade dos nazistas do Batalhão Azov, cujas últimas unidades estão escondidas na siderúrgica Azovstal.
Um vídeo mostra a população recebendo os soldados russos e da República Popular de Donetsk com flores e bandeiras dos países. Também são levantadas bandeiras da vitória, que são utilizadas para celebrar a vitória do Exército Vermelho sobre os nazistas em 1945.
Mariupol é uma cidade costeira que fica na região de Donetsk e que foi epicentro da luta pela libertação do Donbass das hordas nazi-ucranianas nas últimas semanas.
O governo russo confirmou que as tropas ucranianas na cidade foram derrotadas e por ordem de Putin, os russos não avançarão sobre os túneis subterrâneos da fábrica e vão esperar a rendição dos nazistas.
Em 2014, a cidade foi feita de abrigo e sede do Batalhão Azov, que se inspira na Alemanha nazista e que ocupou a cidade fazendo os civis de reféns no afã de deter o avanço das forças que buscavam libertar a cidade.
O Batalhão Azov também foi um dos responsáveis pelas perseguições e massacres contra a população russófona, que ocorrem em Donetsk e Lugansk há oito anos.