Ruínas do antigo campo de concentração nazista de Dzialdowo, na Polônia

O Instituto da Memória Nacional (IPN) da Polônia anunciou nesta quarta-feira (13) a descoberta de 17,5 toneladas de cinzas humanas no local onde ficava o antigo campo de concentração nazista de Dzialdowo (Soldau, em alemão, 150 km ao norte de Varsóvia).

De acordo com os historiadores, desde a invasão da Polônia, em setembro de 1939, o campo de Soldau foi utilizado como local de trânsito, internação e extermínio de opositores políticos e judeus. Em 1944, ordenou-se que presos judeus exumassem os corpos e os incinerassem para apagar as marcas dos crimes de guerra nazistas.

“É a prova de como os alemães tentaram anular completamente os traços do genocídio que cometeram na Europa Oriental”, afirma Tomasz Jankowski, investigador do Instituto, frisando que as vítimas encontradas “foram assassinadas” pelos nazistas que ocupavam a Polônia.

Conforme as projeções, cerca de 17,5 toneladas de cinzas humanas foram descobertas e exumadas. Alguns cálculos indicam que 30.000 presos morreram em Soldau, mas até agora as fontes históricas não permitem que haja uma certificação.

A descoberta deste local lança uma maior materialidade à projeção, informou Jankowski, pois “permite afirmar que pelo menos 8.000 pessoas morreram aqui”, uma vez que o número é calculado pelo peso dos restos mortais.