Os servidores federais da segurança pública lançaram uma campanha nacional pela valorização da Polícia Federal e dos policiais federais. A ação é liderada pela Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

De acordo com o presidente da Fenapef, Marcus Firme, os policiais federais estão unidos para que o reconhecimento às categorias saia do papel. “É muito importante que estejamos atentos e mobilizados neste momento, pois precisaremos de muita união para mostrar ao governo a necessidade do reconhecimento e valorização dos policiais federais”, disse.

Nos últimos meses tem sido discutido o reajuste salarial para os servidores da segurança pública e, apesar de ter sido reservado R$ 1,7 bilhão – supostamente – para repor as perdas salariais da categoria, o governo Bolsonaro não confirmou a promessa e ameaça não conceder reajuste para qualquer categoria esse ano.

Assim como os policiais, entidades de servidores de carreiras típicas de Estado como auditores fiscais da Receita Federal, funcionários do Banco Central, do Tesou Nacional, entre outras categorias, também se mobilizam em defesa da reposição das perdas salariais.

Na campanha dos policiais, as entidades espalharam outdoors pelas capitais brasileiras com os dizeres #ValorizaçãodaPFjá “para enfatizar a importância de investir na corporação e mostrar que policiais federais contribuem e correm riscos para garantir a segurança pública de que o Brasil necessita e a sociedade merece. Peças publicitárias também estão sendo veiculadas na mídia, destacando os resultados dos investimentos na Polícia Federal”, diz a Fenapef em nota.

O material da campanha baseia-se em dados que apontam a viabilidade do investimento na PF e busca expor as particularidades e peculiaridades decorrentes da atividade de risco dos policiais federais.