Uma carreata que aconteceu em Fortaleza na manhã da quarta-feira (20) foi paralisada pela Polícia Militar e 25 pessoas foram detidas. Os suspeitos foram levados ao 2° Distrito Policial e 34º Distrito Policial, por descumprirem o lockdown obrigatório determinado pelos governos estadual e municipal, para evitar a disseminação da Covid-19.

A carreata percorreu os bairros Dionísio Torres, Joaquim Távora e Cocó. Conforme a SSPDS, ao todo, 27 pessoas foram conduzidas para as unidades da Polícia Civil na capital para prestarem esclarecimentos. Duas delas foram liberadas após justificarem o deslocamento que faziam ao trabalho, apresentando documentos do serviço, e negarem que faziam parte da carreata.

As outras 25 pessoas assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por infringirem medida sanitária preventiva prevista no artigo 268 do Código Penal. A pena para quem comete esse tipo de infração penal é de detenção, de um mês a um ano, e multa. Todos os autuados responderão na Justiça.

Vídeos gravados na Av. Engenheiro Santana Júnior, no Bairro Cocó, mostram os carros sendo interrompidos por composições da Polícia Militar. É possível ouvir os motoristas buzinando, enquanto moradores de prédios na região batem panelas.

Até às 12h, a ocorrência ainda estava em andamento e os policiais militares estavam no local, dispersando a aglomeração. Outros participantes ou financiadores da carreata que forem identificadas também podem ser conduzidos à delegacia, ainda segundo a secretaria.

A determinação impede introdução ou propagação de doença contagiosa e está prevista no Artigo do 268, do Código Penal Brasileiro. O decreto de isolamento social mais rígido na capital, que proíbe a circulação de pessoas em espaços públicos e veta deslocamentos não essenciais.

O Ceará tem 29.604 casos confirmados e 1.887 óbitos pela Covid-19, de acordo com os dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde, divulgados às 12h28 desta quarta-feira (20). Fortaleza é o epicentro da doença, com 17.302 diagnósticos positivos para o novo coronavírus. 1.887 já morreram pela doença na capital.

Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, ultrapassou os 1.000 casos, com 1.024 confirmações da doença e 43 mortes. A cidade é segunda mais afetada pelo novo coronavírus no estado.