A situação política após as eleições de 2018 será tema em debate na Plenária Estadual do PCdoB-SP que está sendo convocada pela direção no estado a realizar-se na próxima segunda-feira (5), às 18h30, na capital paulista.
Ao Portal PCdoB, o vice-presidente estadual do PCdoB, Rovilson Britto, disse que o objetivo do evento é unificar a avaliação do Partido neste primeiro momento e ver como enfrentar a nova configuração política. Para ele, a batalha eleitoral de 2018 enfrentada pelos comunistas foi muito dura e o próximo período vai exigir ainda mais da esquerda e do PCdoB. “Precisamos estar unidos, organizados”, afirmou o dirigente.
Entretanto, destacou Rovilson, mesmo com as dificuldades eleitorais, o PCdoB de São Paulo colheu uma grande vitória. “Nós vivemos um tsunami fora da lógica da política em geral na eleição nacional e em São Paulo também foi grave, dentro desse quadro conseguir reeleger Orlando Silva deputado federal e Leci Brandão, estadual, foi um fato extraordinário e muito importante para o partido, numa situação em que o vendaval arrastou muitos setores e fragilizou várias candidaturas, muitos partidos e aqui em São Paulo nós conseguimos nos segurar”, avalia.
A eleição de Jair Bolsonaro para presidente do Brasil também foi analisado pelo vice-presidente do PCdoB-SP. “O governo eleito é da antipolítica, com um viés abertamente autoritário e que tem o híbrido de ultraliberalismo com o ultraconservadorismo nas questões comportamentais”. Segundo o dirigente, a maioria que Bolsonaro obteve na Câmara dos Deputados poderá significar um grande entrave para a população brasileira.
Na visão do comunista, o grande desafio para o próximo período será de resistência às medidas de retrocesso. E para isso, segundo ele, é preciso garantir a unidade. “Nós vamos precisar constituir uma frente ampla para garantir a liberdade de expressão, a democracia e para defender o patrimônio e os direitos sociais”, ressaltou.
Serviço:
Plenária Estadual PCdoB-SP
Data: 5 de novembro de 2018 (segunda-feira).
Horário: 18h30
Local: Sindicato dos Eletricitários
Endereço: Rua Thomaz Gonzaga, 50, Liberdade
Informações: 11 -5575-9865