O Favela em Pauta, projeto de jornalismo sob a perspectiva da periferia, lançou em parceria com o Instituto Marielle Franco a plataforma Brasis Pandêmicos, com o objetivo de reunir histórias das periferias na pandemia. A iniciativa teve ainda o apoio do Twitter Brasil. O objetivo é apresentar histórias das periferias no contexto do enfrentamento ao coronavírus nas cinco regiões do país.

A plataforma faz isso por meio de uma coletânea de textos produzidos por jornalistas baseados em diferentes favelas e periferias, contando histórias que conectam os impactos históricos da desigualdade ao contexto da crise sanitária do novo coronavírus.

“Reunimos cinco jornalistas de cada uma das regiões do Brasil para relatar histórias de enfrentamento à Covid-19 em favelas, periferias, guetos, quilombos e sertões do Brasil. São vozes locais, que materializam os sentidos de mobilização e solidariedade”, afirma Daiene Mendes, fundadora do Favela Em Pauta.

Os jornalistas que participam do projeto são Ariel Bentes, da Zona Leste de Manaus; Eduarda Nunes, da Zona Oeste de Recife; Ludmila Almeida, de Goiânia; Lia Soares da Silva, do Rio de Janeiro e Ariel Freitas, de Porto Alegre.

A proposta ganhou corpo a partir do Mapa Corona Nas Periferias, plataforma que reúne mais de 500 iniciativas solidárias realizadas nas periferias localizadas em grandes centros urbanos, para mitigar efeitos da pandemia diante da omissão ou mesmo ação opressora por parte do Estado.

Historicamente, as respostas e ações dos governos são ineficazes ou tardias nas periferias. A pandemia da Covid-19 revelou o mesmo cenário. A população foi impactada de forma intensa pelos efeitos diretos e indiretos da pandemia, que aprofundaram desigualdades históricas. Ao mesmo tempo, movimentos de solidariedade e ação que já existiam nestas áreas se intensificaram. Um mapeamento chegou a identificar 540 coletivos atuando em mais de 100 cidades.

“A partir do mapa, identificamos a necessidade de contar histórias a partir de perspectivas contra-hegemônicas, contadas por quem vivenciou as histórias, parte delas ou ao menos esteve próxima a elas. Uma série de reportagens que contam histórias diversas apresentando parte do que foi a pandemia e o contexto histórico das desigualdades a que esses Brasis estão submetidos desde a percepção de construção do Brasil”, afirma Anielle Franco, diretora do Instituto Marielle Franco.

Quem faz parte de algum coletivo ou projeto que atuou durante a pandemia nas periferias também pode compartilhar sua história com a plataforma Brasis Pandêmicos. A intenção é que o site se torne um banco de informação sobre os aprendizados da crise a da experiência de auto-organização.