Um importante projeto de autoria da ex-senadora do PCdoB-AM, Vanessa Grazziotin, secretária nacional da Mulher do partido, foi aprovado nesta terça-feira (29) no Senado. A proposta estabelece a ampliação do atendimento de atenção integral à mulher pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na prevenção e no tratamento dos cânceres do colo uterino, de mama e colorretal.

O projeto aprovado (PL 6.554/2019) é resultado do substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 374/2014, da ex-senadora Vanessa Grazziotin. Agora, o texto segue para sanção da Presidência da República.

Pelas redes sociais, Vanessa comemorou a aprovação. “É uma vitória importante que dá oportunidade para que todas nós possamos usar do serviço público de saúde para combater e previnir essas doenças que assolam milhares de mulheres em todo Brasil”.

Vanessa lembrou ainda que o projeto de lei, de sua autoria, se somou aos de outras parlamentares “para a ampliação do atendimento a mulheres para prevenção e tratamento do Câncer de colo uterino, mama  e colorretal”.

Pela lei atual devem ser feitas mamografias nas mulheres a partir dos 40 anos de idade. O projeto original determinava que o exame também deveria ser garantido quando solicitado por médico assistente às mulheres com risco elevado de câncer de mama ou àquelas para as quais o exame seja necessário para elucidação diagnóstica.

Com as mudanças feitas na Câmara, o projeto passou a determinar que a mamografia, a citopatologia e a colonoscopia sejam asseguradas a todas as mulheres a partir da puberdade, e não mais a partir dos 40 anos ou com o início da vida sexual.

Por Priscila Lobregatte

Com informações da Agência Senado