Condições sanitárias ruins que afetam os sem-teto (foto em Los Angeles) causaram maior propagação da Covid-19

O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA apresentou queda de -1,4% no primeiro trimestre de 2022 em termos anualizados. O resultado surpreendeu negativamente as projeções dos ditos “especialistas do mercado” que projetavam um crescimento de 1%.

Os dados são divulgados nesta quinta-feira (28) pela agência governamental encarregada do cálculo, o U.S. Bureau of Economic Analysis.

Enquanto isso, como divulgado recentemente pelo Escritório Nacional de Estatísticas da China, seu PIB apresentou crescimento de 4,8% também no primeiro trimestre em termos anualizados.

Segundo o Bureau, a retração se deu fundamentalmente em razão da redução de vendas de itens como automóveis, além da retração das exportações e cortes nos gastos dos governos federal e locais. Para piorar a balança, foi registrada um crescimento nas importações.

Os mesmos especialistas agora transferem para o próximo trimestre a expectativa de um crescimento moderado.

De acordo com a agência estadunidense, a pandemia foi a principal responsável pela queda do PIB, particularmente pela variante ômicron ter causado exigências de fechamento temporário no comércio. Vários benefícios concedidos pelo governo às empresas e às pessoas terminaram ou foram reduzidas, o que também repercutiu negativamente na economia, contraindo o mercado interno. Ao mesmo tempo foram assinaladas dificuldades para a produção devido à redução no fornecimento de inúmeros insumos importados.

A elevação dos preços é outro item que tem impactado negativamente o consumo, com a inflação alcançando 8,5% em 12 meses até março, um recorde desde 1981. O receituário neoliberal para conter a inflação será fazer com que o Banco Central (Fed) aumente a taxa básica de juros em 0,5% já na próxima semana. E para agravar ainda mais, os “analistas de mercado” projetam novas altas nas reuniões seguintes, o que irá comprimir a demanda como forma danosa de tentar conter a inflação.

Apesar desta tendência, vários economistas dizem que essas decisões do Fed precisarão ser mais moderadas, para não levar a economia a um quadro recessivo em meio ao crescente desgaste do governo Biden que está vendo frustrada sua tentativa de recuperar popularidade através de uma operação de guerra, neste caso usando a Otan para fazer da Ucrânia um aríete anti-Rússia.