De acordo o Bureau Nacional de Estatísticas, economia chinesa iniciou 2021 em “base sólida”

O PIB da China cresceu 18,3% ano a ano no primeiro trimestre de 2021, o ritmo mais rápido em três décadas, desde que os dados são divulgados, com indicadores econômicos centrais mostrando altas superiores a 20 por cento, impulsionados pela demanda mais forte em casa e no exterior, e pelo apoio contínuo do governo às pequenas empresas.

Com esse resultado, no período coube à China a principal contribuição para a retomada do crescimento global, em meio à pandemia. Segundo o Bureau Nacional de Estatísticas (NBS), de janeiro a março o PIB da China cresceu para 24,9 trilhões de yuans (US$ 3,82 trilhões).

Em 2020, a China foi a única grande economia a alcançar um crescimento positivo, uma expansão de 2,3%; no último trimestre do ano o PIB crescera 6,5% com relação ao ano anterior.

A amplitude dessa retomada no primeiro trimestre de 2021 se explica pela comparação com o mesmo período do ano passado, em que a economia chinesa sofreu uma contração de 6,8% no pior momento da pandemia, sob o gigantesco esforço do país para fazer tudo que fosse preciso para conter o coronavírus.

De acordo com a porta-voz do Bureau Nacional de Estatísticas, Liu Aihua, a economia começou o ano de 2021 em “uma base sólida” embora o setor de serviços e as pequenas empresas ainda enfrentem “desafios”. A inflação ao consumidor deve se manter “moderada”, complementou.

Na comparação com o último trimestre do ano passado, o PIB aumentou 0,6 pontos percentuais e, na comparação com igual período de 2019 – isto é, antes da pandemia – cresceu 10,3%.

O que corresponde a um crescimento médio de dois anos de 5% a preços comparáveis.

Também os números do emprego tiveram um desenvolvimento positivo, com a taxa de desemprego em 5,3% em março, depois de ter atingido o máximo histórico de 6,2% em fevereiro de 2020 no auge da pandemia.

Segundo o NBS, no primeiro trimestre já foram cumpridos 27% da meta anual de geração de empregos estabelecida pelo plano econômico.

O investimento direto estrangeiro (IDE) aumentou 39,9% no primeiro trimestre de 2021, inclusive superando o nível pré-epidemia, crescendo 24,8% em relação ao mesmo período de 2019.

Na previsão do FMI, o crescimento da economia da China em 2021 será de 8,4%, havendo analistas que chegam aos 9%. A meta anunciada por Pequim é de crescimento de “mais de 6%”.

Dupla circulação

Os números também expressam o sucesso da adoção da ‘dupla circulação’ na economia chinesa, sustentada no crescimento do mercado interno aliado às exportações dentro da condição de quase principal parceiro comercial do mundo inteiro.

Assim, as vendas no varejo (um indicador por excelência do mercado interno) subiram 33,9%. A produção industrial cresceu mais de 24,5%, enquanto os investimentos em ativos fixos aumentaram 25,6%, como revelou o NBS na sexta-feira (16).

Na terça-feira, a China havia divulgado os dados sobre seu comércio exterior no primeiro trimestre deste ano. O valor total de importações e exportações aumentou 29,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Como registrou o Global Times, o aumento das demandas externas estimulou o rápido crescimento das exportações chinesas, enquanto a recuperação constante da produção industrial, dos investimentos e do consumo no mercado interno da China estimulou as importações.

Ao que se somou a “coordenação eficaz” do governo chinês “entre a prevenção e controle da epidemia e a promoção do desenvolvimento econômico”.

Ação que permitiu com que a China, primeiro país a se defrontar com a devastação econômica decorrente da pandemia, fosse também o primeiro a restaurar a economia e a voltar ao crescimento.

Consumo interno

A recuperação do consumo, em um ritmo aparentemente mais rápido do que a recuperação da atividade fabril, prepara a economia para um forte retorno aos níveis pré-vírus, avaliou o analista Liu Xuezhi, do Bank of Communications, ao Global Times.

Somente em março, as vendas no varejo saltaram 34,2% com relação ao ano anterior, com a taxa de crescimento acelerando 0,4 pontos percentuais em relação à leitura dos primeiros dois meses, de acordo com os números do NBS.

Segundo observadores, março marca um divisor de águas no consumo, que passa do estágio de “recuperação divergente” para “pleno andamento”, segundo o GT.

O que também foi notado pela Reuters, que relatou a “alta constante no consumo, à medida em que os clientes voltavam aos restaurantes, shoppings e concessionárias de automóveis”.

A Reuters sublinhou que as vendas no varejo em março (34,2% maiores em relação ao ano anterior) “significativamente eram 12,9% maiores do que março de 2019 – antes da pandemia”. Mais cauteloso, o governo chinês considera que ainda há estrada pela frente para a consolidação da recuperação econômica.

Retomada

Mas o próprio GT reproduziu relatos sobre a retomada do consumo: “milhões de chineses permaneceram em suas cidades de trabalho durante os feriados do Festival da Primavera, juntamente com o ressurgimento de casos esporádicos de coronavírus, o que restringiu o consumo em certa medida nos primeiros dois meses. Com o lançamento de um plano de vacinação em todo o país, houve um recuperação em março”, disse Lian Ping, chefe do Zhixin Investment Research Institute.

“Com três pequenas férias no segundo trimestre e a confiança do consumidor melhorando, o consumo continuará ganhando força no período abril-junho”, anteviu Lian.

“Espera-se que o consumo doméstico seja o principal impulsionador do crescimento”, disse Chaoping Zhu, estrategista de mercado global do JP Morgan Asset Management em Xangai, que acrescentou que a tendência de normalização da economia “pode continuar pelo resto do ano, e, para Rajiov Biswas, economista ouvido pela agência AFP, o principal motor do crescimento no primeiro trimestre na China foram “as exportações”, particularmente de produtos eletrônicos para o trabalho à distância e equipamentos médicos, para EUA e União Europeia. Em março, as exportações chinesas permaneceram sólidas (+30,6% em ritmo anual)

Nesse terreno, as perspectivas permanecem positivas, segundo afirmou ao GT Tian Yun, vice-diretor da Associação de Operações Econômicas de Pequim. “A economia global parece estar saindo da recessão induzida pela pandemia, o que impulsionará a demanda externa por mercadorias chinesas até pelo menos junho. Isso está em contraste com o ano passado, quando a recuperação do lado da oferta ultrapassou a da demanda”.

Em editorial sobre o crescimento econômico chinês, o Global Times reconheceu que o comércio exterior “tem contribuído de forma destacada para o aumento do PIB”, enquanto “o consumo interno ainda não atingiu o nível esperado”. O jornal sublinhou que “consumo doméstico é o indicador mais próximo da meta de melhorar o padrão de vida das pessoas”.

“A China atribui grande importância à inclusão do crescimento econômico. Isso mostra que o país coloca seu povo no centro”, enfatizou o GT, acrescentando que isso exige, também esforço pela busca da eficácia, da melhora dos padrões de vida e do atendimento das expectativas das pequenas e médias empresas e pessoas comuns atingidas pela pandemia.

A publicação destacou avanços que se concretizaram em meio a condições tão difíceis. “O investimento na alta tecnologia aumentou rapidamente no primeiro trimestre. A manufatura de alta tecnologia aumentou 41,6% e o investimento no setor de serviços de alta tecnologia aumentou 28,6%”.

Outro aspecto positivo identificado pelo GT foi a “distribuição regional mais equilibrada” do comércio dentro da China. No primeiro trimestre do ano corrente, “as importações e exportações no centro e oeste do país aumentaram 45,1%, 15,9 pontos percentuais acima do crescimento geral do país, representando 17,8% da totalidade nacional”.

O que sinaliza progresso na obtenção do desenvolvimento equilibrado e de alta qualidade da economia nacional chinesa.

Segundo o FMI, os EUA, mesmo com os planos emergencial e de infraestrutura do governo Biden, devem continuar em patamar inferior ao ritmo de crescimento da economia chinesa. Estudo do Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios britânico previu que a China ultrapassará os Estados Unidos e se tornará a maior economia do mundo em 2028 [em PIB nominal, pela taxa do dólar] – cinco anos antes do estimado anteriormente. Em paridade de poder de compra, a China já é a maior economia do mundo, o que explica porque é, por exemplo, o maior mercado de automóveis em geral e também de veículos elétricos.