Polícia Federal

Em assembleia virtual na terça-feira (19), 27 sindicatos estaduais da Polícia Federal filiados à Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), decidiram que a categoria vai entrar em “estado de mobilização permanente” por reajuste salarial e reestruturação de carreira.

A categoria também aprovou a realização de assembleias nos estados para a elaboração de uma pauta de mobilizações, com manifestações e protestos como forma de pressionar o governo.

“A ideia é que, em cada estado, tenhamos um dia de protesto, possivelmente na próxima quinta-feira (28), para demonstrar nossa indignação com a forma como os policiais federais estão sendo tratados”, afirmou o presidente da federação Marcus Firme.

“Lutamos pela valorização da corporação, pelas nossas famílias e nossos direitos”, disse Luiz Carlos Cavalcante, vice-presidente da Fenapef, que reúne cerca de 14 mil filiados.

A realização da assembleia nacional se deu após o anúncio do governo de que daria reajuste salarial de 5% a todos os servidores federais, o que deixou as carreiras de segurança pública indignadas, assim como o restante do funcionalismo, que reivindicam um aumento que ao menos reponha a perda inflacionária dos últimos 3 anos.

Segundo os dirigentes da Fenapef, “houve uma revolta generalizada com o anúncio do governo”. Além disso, para os policiais federais, a proposta do governo foi um banho de água fria, já que havia uma promessa de Bolsonaro de privilegiar as carreiras de segurança.

Logo após o anúncio do governo sobre o reajuste de 5%, a entidade divulgou uma nota afirmando que a proposta representa “quebra de compromissos de Bolsonaro assumidos ainda durante a campanha eleitoral”.

“Devemos lembrar que o governo foi eleito com a promessa de que valorizaria os profissionais de segurança pública e, até então, os profissionais dessa área, tão utilizada pelo governo e, em especial pelo próprio presidente em suas propagandas na apresentação dos recordes alcançados, foi incapaz de promover qualquer modificação estrutural ou a reestruturação da carreira”.

Sobre as manifestações e os rumos do movimento nos estados, a Fenapef informou que eles devem arregimentar todas as entidades do sistema sindical das forças policiais da União.