Jair Renan Bolsonaro

A Polícia Federal abriu, na segunda-feira (15), um inquérito para investigar a atuação de Jair Renan Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, o Zero Quatro, para conseguir uma reunião de uma empresa do Espírito Santo com o Ministério do Desenvolvimento Regional em troca de patrocínio para seus negócios.

Isso é crime de tráfico de influência.

Uma reportagem da Veja mostrou que Jair Renan Bolsonaro recebeu um carro elétrico como “doação” da empresa Gramazini Granitos e Mármores e depois organizou uma reunião entre a empresa e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

O carro elétrico é avaliado em R$ 90 mil, segundo O Globo.

A empresa Gramazini tinha informado a Jair Renan de que estava interessada em apresentar para o governo federal sua ideia de construir casas populares usando pedras, o que poderia reduzir custos.

Jair Renan Bolsonaro pediu ao pai, Jair Bolsonaro, para que se reunisse com a empresa, e ele passou a pauta para o Ministério do Desenvolvimento Regional. A reunião aconteceu no dia 13 de novembro de 2020 e não constava na agenda oficial de Marinho. Jair Renan Bolsonaro também participou.

O carro elétrico doado pela Gramazini foi contribuição para que Jair Renan Bolsonaro abrisse uma empresa em Brasília, a JB – Bolsonaro Junior. A empresa do filho de Jair Bolsonaro atua na organização de eventos.

Somente em 2021, depois de ter se reunido com o ministro do Desenvolvimento Regional, a Gramazini Granitos e Mármores já recebeu a autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM) para minerar em 15 novas áreas.

O Ministério Público Federal (MPF) instalou um inquérito preliminar para apurar “possíveis crimes de tráfico de influência e lavagem de dinheiro”.

Depois que seu pai foi eleito presidente, Jair Renan chegou a falar que queria seguir a carreira política, como fizeram seus três irmãos mais velhos. Ele se filiou e recebeu um cargo de liderança no Aliança pelo Brasil, partido que Bolsonaro tentou fundar, mas não conseguiu as assinaturas necessárias.

Seus planos foram barrados porque uma lei permite que os filhos do presidente da República só se candidatem para a reeleição em seus cargos.

Foi quando Jair Renan decidiu usar do cargo de seu pai para ganhar vantagens para sua empresa.

A JB – Bolsonaro Júnior está instalada em um camarote do estádio Mané Garrincha, em Brasília. Placas de mármore doadas pela Gramazini estão na entrada.

A administradora do estádio diminuiu em 90% o valor do aluguel para ajudar o filho de Jair Bolsonaro.

A festa de lançamento da empresa foi organizada gratuitamente por uma produtora que presta serviços para o governo federal.