A pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, Manuela d’Ávila foi alvo de ataques machistas e interrupções durante sua participação no programa Roda Viva, da TV Cultura, na segunda-feira (25). O episódio repercutiu amplamente nas redes sociais, e internautas criaram uma petição online no Avaaz exigindo que a TV Cultura se retrate com a pré-candidata do PCdoB e conceda espaço para que ela apresente o projeto de sua candidatura para o Brasil.

A campanha criada na tarde desta terça-feira (26) já conta com mais de 33 mil assinaturas.

O que era para ser uma sabatina com a pré-candidata do PCdoB, se tornou um show de manterrupting – a interrupção desnecessária feita por um homem quando uma mulher está falando. Durante o programa, Manuela d’Ávila foi interrompida pelos entrevistadores 62 vezes. Em entrevista ao mesmo programa, o pré-candidato do PDT, Ciro Gomes foi interrompido apenas 8 vezes.

“Repudiamos a postura desrespeitosa e machista com que a pré-candidata Manuela d’Ávila foi tratada no programa Roda Viva na TV Cultura. Exigimos que a emissora cumpra seu papel de veículo público de comunicação dando espaço para que a pré-candidata exponha de fato suas propostas, marcando uma nova data para um debate real e qualificado, já que ficou impossível no programa exibido na segunda-feira 25, dado o número de interrupções feitas pelos entrevistadores convidados pelo canal e pelo mediador”, diz a petição.

A campanha também pede que a TV Cultura se retrate, “pois, a reprodução do machismo e do desrespeito à mulher foi propagada em rede nacional pública, em uma sociedade com altíssimos índices de violência contra a mulher”.

Para assinar a petição, clique aqui.