Bernie Sanders, senador pelo Estado de Vermont, é o mais cotado para vencer a primeira das primárias democratas, a de Iowa, que deve se realizar dentro de três semanas (no dia 3 de fevereiro), segundo pesquisa divulgada na sexta-feira (10).
A pesquisa realizada em conjunto pela CNN e Mediacom, com apoio na agência local, Des Moines Register, mostra Sanders em primeiro com 20% das intenções. Para a primária de Iowa, a senadora Elizabeth Warren seria a segunda colocada, com 17% dos entrevistados.
Depois vem o prefeito de South Bent, cidade do Estado de Indiana, Pete Buttigieg, com 16%. O ex-vice-presidente no governo de Barack Obama, um dos mais afinados com a política do establishment norte-americano (que dá preferência nas decisões de governo ao lobby de bancos e do complexo industrial-militar), está em quarto com 15%.
Sanders ficou em segundo lugar na disputa pela indicação à Presidência pelo partido democrata à Presidência e que foi vencida por Hillary Clinton que, por sua vez, foi derrotada por Trump.
Desde as primárias passadas até agora, ele mantém o compromisso com itens progressistas em sua pauta, a exemplo de saúde pública universal, elevação do salário mínimo de US$ 7,25 para US$ 15 por hora, de acordo com o pleito do movimento sindical norte-americano, e ensino universitário gratuito, além de se contrapor ao intervencionismo norte-americano perpetrado pela Casa Branca sob o governo Trump, assim como nos anteriores.
A pesquisa também informa que Sanders leva vantagem no compromisso obtido por parte de seus apoiadores:  enquanto 59% destes se colocam como definitivos, somente 32% dos apoiadores de Elizabeth Warren assim se colocam. Quanto a Buttigieg e Biden, somente 26% declararam que não mudariam de posição com relação ao apoio a seu candidato.
A outra notícia é que Sanders e Warren foram os que apresentaram crescimento em termos de apoio entre os democratas, com relação à pesquisa anterior, realizada em novembro do ano passado. Enquanto que Sanders apresentou crescimento de 5%, passando de 15% para os atuais 20%, Warren cresceu 1%.
A primária do Estado de Iowa, apesar de ser apenas o início da longa jornada de primárias democratas, tem grande importância, pois influi nas subsequentes ao sinalizar uma tendência no sentimento expresso pelos eleitores democratas.