Governador do Maranhão Flávio Dino

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), aparece com 13% das intenções de voto nas eleições presidenciais de 2022, num dos cenários da pesquisa feita pela consultoria Atlas Político.
Neste cenário, sem a presença de Lula, que está inelegível, Flávio Dino aparece ao lado do apresentador Luciano Huck, que tem 14%, como um dos mais competitivos contra Jair Bolsonaro, que chega a 41% das intenções de voto.
Depois deles vem o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), com 2,5% das intenções de voto. Os nulos e brancos somaram 27% dos que responderam à pesquisa.
A pesquisa também trabalhou com um cenário que conta com a candidatura de Lula, e com a do ministro da Justiça, Sérgio Moro, que nega ter intenção de disputar.
Nessa situação, Bolsonaro aparece com 32% e é seguido por Lula com 28%. Moro tem 20% das intenções de voto, enquanto Huck fica com 6% e Dino com 3%. Dória completa a lista com 0,6%.
Lula está inelegível por causa da sua condenação em segunda instância e confirmada no Superior Tribunal de Justiça (STJ) no caso do triplex. A Lei da Ficha Limpa, aprovada com os votos do PT, impede a participação de políticos condenados em órgãos colegiados da Justiça nas eleições.
Os responsáveis alegaram que cenários com Ciro Gomes (PDT), por exemplo, não foram cogitados nessa primeira pesquisa para reduzir o número de possibilidades.
A pesquisa, divulgada pelo jornal El Pais, foi feita a partir de convites enviados aleatoriamente pela internet. Ela contou com a resposta de duas mil pessoas e foi feita entre os dias 7 e 9 de fevereiro.