A líder do PCdoB na Câmara, deputada Perpétua Almeida (AC), defendeu, em suas redes sociais nesta segunda-feira (4), que a vacina contra a Covid-19 seja para todos os brasileiros e brasileiras, garantida via SUS.

“A vacina tem de ser para todos! A demora do desgoverno em ter um plano nacional de vacinação que garanta 100% de imunização da população é inadmissível. Mas em se tratando de Bolsonaro, o absurdo é a prática recorrente”, lamentou a parlamentar.

Ela completou dizendo: “Não podemos permitir que o desgoverno decida quem irá viver ou morrer. A imunização deve ser feita pelo poder público e 100% gratuita”.

Perpétua pontuou ainda que “o desgoverno do lobby, que sempre coloca o lucro acima das vidas, não pode apunhalar mais uma vez o povo” em favor dos interesses particulares. “Não podemos permitir que no meio de uma guerra pandêmica, o governo federal transfira responsabilidade para iniciativa privada. Somos todos brasileiros e temos direito a vacina gratuita!”, concluiu.

A reação da parlamentar foi uma resposta à notícia de que o setor privado, por meio da Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC), planeja comprar cinco milhões de doses de imunizante produzido pelo Bharat Biotech, laboratório na Índia, enquanto o governo Bolsonaro segue sem uma estratégica clara para a vacinação. Tal situação acentua as desigualdades ao privilegiar uma pequena parcela da população em detrimento da grande maioria.

Por Priscila Lobregatte