Perpétua Almeida defendeu comissão para analisar gastos do Executivo com coronavírus

A líder do PCdoB na Câmara, deputada Perpétua Almeida (AC), participou nesta quarta-feira (18) de mais uma reunião da Comissão Externa de Ações Preventivas contra o Coronavírus. Na ocasião, a parlamentar justificou o uso de máscara e enfatizou a importância das ações tomadas pelas autoridades públicas diante da pandemia.

“Procuro usar máscara porque acredito poder, desta forma, estar protegendo outras pessoas, não sei se sou transmissora, e também para me proteger porque quero me manter de pé, nesses momentos de dificuldades. Sei da minha responsabilidade como líder de bancada, sei da minha responsabilidade de ajudar o Brasil neste momento difícil”, destacou, pedindo a todos aqueles que tenham alternativa, que busquem trabalhar de casa. Esta opção, contudo, não é dada a maioria dos parlamentares, conforme opinou.

“Tivemos de estar no Plenário ontem para votar projetos importantes no Brasil”, explicou a deputada, mencionando entre os itens aprovados a restrição de exportação, por parte do Brasil, de itens necessários para conter a epidemia por aqui, como álcool-gel e máscaras. “É decisão de soberania nacional”, pontuou.

Mau exemplo

A líder do PCdoB voltou a criticar o presidente da República por minimizar a importância das ações para contenção da doença, bem como por expor a si próprio e a população. Falou também da incoerência do chefe do executivo que, ao mesmo tempo, esporadicamente aparece usando máscara em transmissões pela internet e coletivas de imprensa.

“Agora, acabo de ver a imagem na TV, está dando coletiva de máscara. Este é o mesmo presidente que mais cedo, hoje, desdenhou do coronavírus. A sensação é de que tem mais de um governo atuando porque numa hora se comporta de um jeito e noutra de outro. E quer que o Congresso vote projeto para decretar calamidade pública. Quer que libere pra gastar sem punição nenhuma até 31 de dezembro. Eu sou a favor do que disse o presidente [da Câmara, Rodrigo] Maia: vamos colocar em votação. E entendo que devemos criar uma comissão de fiscalização de cada centavo. Esta comissão externa precisa estar dentro, porque estamos acompanhando cada medida”,  pediu a parlamentar.

“Vamos dar um cheque de valor ilimitado ao presidente da República, mas ele precisa tomar decisões que presidentes de outros países tomaram: suspender conta de água, de luz, de gás. Pagar pessoas que vivem de trabalhar na rua. Atender as pessoas que precisam do Bolsa Família. O déficit já é de mais de 3 milhões (de pessoas)”, defendeu Perpétua, ressaltando que “o governo federal precisa tomar mais iniciativas” para proteger a população mais vulnerável.

“Estamos aqui pra ajudar a população e para que morram menos pessoas aqui do que apontam as estimativas, do que estão morrendo na Europa. Para que as pessoas tenham acesso à comida, ao remédio, e fiquem em segurança”, disse.

A parlamentar do PCdoB também questionou a decisão política do presidente da República de fechar a fronteira apenas com a Venezuela. “Porque não fechou para a entrada de franceses, que vivem um drama maior?”, questionou. Na opinião de Perpétua, o governo brasileiro, para segurança da população, devia seguir o exemplo das demais nações da América do Sul que fecharam a fronteira com todos os países e não apenas com um ou outro.