Estudo organizado pela  ONG internacional Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal, com ranking das 50 cidades mais violentas do mundo, aponta que o Brasil figura com dez cidades, dentre as quais Rio Branco, única do Norte. A capital do Acre está na 33ª posição com 173 assassinatos, em 2020, e uma taxa de 41,85 homicídios por 100 mil habitantes.

Diante do quadro de insegurança, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC) cobra providências imediatas do governo do Acre e do governo Federal. “Estamos ao deus-dará. É crise sanitária, econômica e social. Faltam vacinas, UTIs, e ainda convivemos com o medo. Precisamos imediatamente de uma força-tarefa, do governo federal e local, para garantir a segurança da população. Não podemos aceitar tamanha omissão do Estado com a vida do povo. Rio Branco é a única cidade da região Norte que aparece no ranking”, destaca Perpétua.

Também entraram na lista das 50 cidades mais violentas: Feira de Santana-BA, Fortaleza-CE, Mossoró-RN, Vitória da Conquista e Salvador -BA, Maceió-AL, Recife e Caruaru-PE, Natal-RN e Teresina-PI. O Conselho mexicano que faz o levantamento é referência no monitoramento da violência no mundo e uma das principais entidades internacionais no tema.

(PL)