Desde o início da crise, 73 trabalhadores já morreram pela doença. Brasil já perdeu mais profissionais de enfermagem para o coronavírus do que a Itália e Espanha juntas.

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), durante votação da PEC do Orçamento de Guerra na Câmara, cobrou o encaminhamento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para proteger os profissionais da área da saúde que tem se arriscado no combate ao novo coronavírus.  Dados publicados pelo jornal El País mostram que o país tem alto número de contaminados pelo vírus por falta de condições adequadas de trabalho.

De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), até esta quarta-feira (6) foram identificados 73 óbitos de profissionais da categoria pela Covid-19 no país. O Conselho laçou uma plataforma para monitorar as mortes na enfermagem com o auxílio dos Regionais.

“Precisamos fazer alguma coisa para ajudar a enfermagem. Da forma como vai, nós vamos ficar sem profissionais de saúde, pois o governo não está fazendo nada. É preciso encaminhar EPIs para os estados”, cobrou a líder do PCdoB.

De acordo com a reportagem, os óbitos desses profissionais no Brasil já superam as vítimas da categoria na Itália, que perdeu 35 enfermeiros; na Espanha, onde morreram quatro e nos EUA que com mais de 71 mil mortos contabilizou 46 óbitos entre os profissionais de enfermagem.