A líder do PCdoB na Câmara, deputada Perpétua Almeida (AC), se manifestou, na noite desta quinta-feira (14) a respeito do colapso no sistema de saúde de Manaus,  que resultou na falta de oxigênio para pacientes de covid-19, mortes por asfixia e filas de internação com centenas de pessoas à espera por leitos.

“A situação em Manaus voltou a se agravar nas últimas horas. Administradores de hospitais e profissionais que atendem Covid relatam que o oxigênio acabou e que uma ala inteira de pacientes morreu sem ar”, lamentou a parlamentar.

Perpétua destacou que “é uma irresponsabilidade sem tamanho dos governos federal, estadual e municipal que não se programaram para o pior. Bolsonaro chegou a dizer que “estamos no finalzinho da pandemia”, a mesma que ele chamou de gripezinha, mas que já matou mais de 200 mil brasileiros”.

Ela lembrou ainda que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, “esteve em Manaus ontem, sabia da gravidade, nada fez. Bolsonaro, que dificulta recursos para vacinas e incentiva as pessoas a não se vacinarem, se comporta como um  ‘líder’ que conduz seus seguidores ao suicídio. Pazuello e Bolsonaro precisam responder por mais esse crime”.

A parlamentar enfatizou ainda que “o Brasil é o único país que tem um Sistema Único de Saúde, público e gratuito, e que não começou a vacinar. Estão faltando oxigênio, UTI e respiradores. Falta emprego para o povo. Mas, acima de tudo, falta presidente! Alguém com capacidade para comandar o país. Bolsonaro é incapaz”.

 

Por Priscila Lobregatte