Em discurso no plenário da Câmara nesta quinta-feira, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC) advertiu quanto ao risco do governo Bolsonaro levar o Brasil para o caminho dos conflitos armados com outros países, devido o risco de intervenção na Venezuela.
Em reação ao anúncio do governo brasileiros de se aliar aos Estados Unidos no envio de ajuda internacional, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou veículos militares para a fronteira com o Brasil e declarou o fechamento da divisa a partir das 21h desta quinta-feira.

O governo Bolsonaro já escalou o vice-presidente Hamilton Mourão para participar na segunda-feira (25) de uma reunião emergencial do Grupo de Lima, em Bogotá, quando o assunto será a situação da Venezuela. O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, participará do evento.

“O Brasil só participou de ajudas humanitárias quando havia o consentimento das partes envolvidas. Não há por que ser diferente. São constantes e afrontosas as declarações do governo americano à Venezuela. Se eles decidirem invadir, o que vamos fazer?”, questionou.

Segundo ela, as famílias brasileiras não querem mandar seus jovens para guerra. “Que mãe suportaria ver seu filho sair de casa para entrar em conflito com a nação vizinha?”.

Tradicionalmente, o Brasil é uma nação de paz, com uma política diplomática de boa vizinhança. O país já participou de mais de 50 missões de paz, sempre com a presença da Organização das Nações Unidas (ONU) e a anuência dos envolvidos.

Para a deputada comunista, a Venezuela está passando por um conflito que precisa ser resolvido internamente e o Brasil só deveria intervir a pedido do próprio país.

“Tenho pedido ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que reúna o Colégio de Líderes, ouça o ministro da Defesa e se posicione para que possamos evitar que o Brasil traga para o nosso colo um conflito que não nos pertence”, afirmou Perpétua.

Assista a íntegra do pronunciamento da deputada:

Com informações da Ascom da deputada Perpétua Almeida.