A Escola João Amazonas vai aceitar inscrições até o próximo dia 18, para completar a segunda turma.

O esforço sistemático do PCdoB/PE de formação de seus quadros, que vinha se realizando de forma presencial nos comitês municipais mais estruturados, acaba de ganhar uma versão digital. Neste cenário de pandemia, o Partido resolveu apostar numa versão de aulas online do Nível I do Curso de Iniciação ao Marxismo Leninismo, possibilitando o amplo acesso dos militantes das mais diversas regiões do Estado.

Cerca de 110 alunos se inscreveram nesta primeira etapa do curso, envolvendo as cidades do Recife, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Paudalho, Paulista, Olinda, Arcoverde, Caruaru, São Lourenço da Mata, Moreno, Terezinha, Petrolina, Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Lagoa Grande, Palmares, Lagoa dos Gatos, São João, Cabrobó e Goiana ,

O curso está dividido em duas turmas, uma que começou dia 8 de maio e uma segunda que inicia no próximo dia 22. A aula Magna foi proferida pelo presidente Estadual do Partido, Marcelino Granja, que abordou como a nação está sendo atingida pelo projeto fascistizante e ultra-liberal da extrema-direita, afirmando que o governo bolsonarista usa a religião e divulga sua orientação negacionista da ciência para implantar uma política de destruição do estado Nacional.

Junto à aula magna, aconteceu também o lançamento da Plataforma EAD da Escola Nacional João Amazonas, com a exibição do vídeo do Coordenador Nacional da Escola, Altair Freitas, impedido de participar do evento por estar se recuperando de uma febre alta que lhe acometeu após a primeira dose da vacina AstraZeneca.

Com uma carga horária de 20 horas, as aulas do CIM acontecem aos sábados, contando com a colaboração de professores do quadro da Escola João Amazonas, a exemplo de Zélito Passavante, Alessandro Freitas, Matheus Lins, Luís Henrique, Pedro de Oliveira, Clarence Santos, Sidney Mamede, Luís Alves, Inamara Melo e Marcelino Granja.

“Estes professores, com experiência em seus respectivos núcleos de estudo, nas áreas da Filosofia, Estado e Luta de Classes, Economia, Socialismo e Partido, cumprem uma nobre tarefa junto ao coletivo partidário, que é a de fornecer a base teórica e metodológico para armar a nossa militância, tornando-a capaz de fazer uma análise da sociedade e de desenvolver a compreensão sobre a tática, a estratégia, o programa e a política de organização do PCdoB – fatores que levam o Partido a completar quase cem anos de atividade ininterrupta na história do país”, avalia Inamara Melo, professora responsável pela seção pernambucana da Escola Nacional.

As inscrições para a segunda turma do Curso de Formação do Nivel I seguem até o dia 18 de maio. A programação e o formulário de inscrição podem ser acessados no link https://forms.gle/1qK13Ciy27zS7Chy7 ou CLICANDO AQUI. Após a confirmação da matrícula, será emitido certificado aos(às) participantes que tiverem presença em todas as cinco aulas.

 

PROGRAMAÇÃO

*PRIMEIRA TURMA*

1ª aula – Filosofia – 08/05 manhã – Professor Zelito Passavante

2ª aula – Estado e Classe – 08/5 tarde – Professor Alessandro Freitas

3ª aula – Economia – 15/05 – manhã – Professor Luiz Henrique

4ª aula – Socialismo – 15/05 – tarde – Professor Matheus Lins

5ª aula – Partido – 22/05- manhã – Professor Pedro Oliveira

 

*SEGUNDA TURMA*

1ª aula – Filosofia – 22/05 tarde – Professor Clarence Santos

2ª aula – Estado e Classe – 29/05 manhã – Professor Sidney Mamede

3ª aula – Economia – 29/05 – tarde – Professor Luiz Alves

4ª aula – Socialismo – 05/06 – manhã – Professora Inamara Mélo

5ª aula – Partido – 05/06- tarde – Professor Marcelino Granja

 

(Texto de Altair Freitas, editado por Cezar Xavier)