Último evento da campanha de Cida Pedrosa. Foto: Arquivo Luciana Santos

O PCdoB elegeu nas eleições municipais de Pernambuco 14 vereadores em oito cidades, além de reeleger um prefeito. Em Recife, o partido conta com o novo vice-prefeito e ainda disputa em Olinda, onde também tem o vice da chapa que está no segundo turno.

Entre os vereadores o partido conquistou a reeleição de Cida Pedrosa, na capital Recife. Ela comporá a bancada da Câmara Municipal que auxilia a gestão de João Campos (PSB) reeleito prefeito da cidade e que agora conta com um vice-prefeito do PCdoB, Victor Marques.

Em Sanharó, no agreste Pernambucano, o prefeito César Freitas (PCdoB) foi reeleito, no domingo (6), com 74,42% (9.264 mil votos). Ele venceu Dudu de Beta (PSDB) que ficou com 25,58% (3.185 votos). Freitas terá o auxílio na sua administração de quatro vereadores comunistas eleitos.

Presidenta do PCdoB, Luciana Santos, e o prefeito César Freitas. Foto: Arquivo Luciana Santos

O partido também ocupa a vaga de vice com Celso Muniz (PCdoB), em Olinda, que segue na disputa do 2º turno na chapa liderada pelo candidato a prefeito Vinicius Castello (PT). Eles disputam contra Mirella (PSD) e Chiquinho (Solidariedade).

Leia mais: César Freitas é reeleito prefeito de Sanharó, no agreste Pernambucano

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, que já foi prefeita de Olinda, votou na cidade acompanhada de Castello.

Após o resultado do 1º turno, em que o candidato do PT terminou na frente com 38,75% dos votos, a ministra publicou nas suas redes: “Bora mudar Olinda! Vinicius Castello venceu o primeiro turno das eleições neste domingo, mostrando a força da unidade popular e da frente ampla. O povo quer mudança, e Vinícius é essa renovação. Vamos juntos, fazer uma campanha bonita e com o poder das nossas ideias. Vamos vencer, trazendo para cá a reconstrução que o Brasil está vivendo sob a liderança de Lula!”

Confira todas as cidades que o PCdoB teve vereadores eleitos:

Brejo da Madre de Deus

Dentre as 13 cadeiras de vereador em Brejo da Madre de Deus o PCdoB fez 2 com Mané Bento que teve 1.296 votos (4,78 % do total de voto) e Professor Marconi com 1.044 votos (3,85 %).

Cabo de Santo Agostinho

Na cidade de Cabo de Santo Agostinho, que abriga o Porto de Suape junto com Ipojuca no litoral pernambucano, o PCdoB elegeu um vereador entre 21 vagas.

Dr. Bruno Villar foi eleito pelo partido com 2.338 votos (1,74 %).

Camaragibe

Em Camaragibe, na região Metropolitana do Recife, o comunista Julio Soares foi eleito vereador com 2.606 votos (2,69 %). O município conta com 13 cadeiras para a vereança.

Ibimirim

São 11 assentos de vereador em Ibimirim, no sertão pernambucano, e o PCdoB conquistou duas vagas: Cleiton Do Milho que teve a expressiva marca de 1.343 votos (8,09 %), sendo o vereador mais votado da cidade, e Sandra Da Ação com 569 votos (3,43 %).

Maraial

A cidade localizada na mata sul do estado teve o comunista Jair o Gêmeo eleito com 312 votos (4,57 %) para ocupar um dos nove cargos de vereador.

Paulista

No litoral norte pernambucano a cidade de Paulista teve 15 vereadores eleitos, dentre eles dois do Partido Comunista do Brasil.

O vereador Raul foi o mais votado no município com 6.988 votos (4,07). Já o outro eleito foi Alemão que recebeu 3.266 votos (1,90%).

Recife

Na capital Recife a vereadora Cida Pedrosa foi reeleita. Ela ocupará uma das 37 vagas na cidade.

A militante comunista conquistou 11.364 votos (1,28 %). Cida tem 11 livros de poemas publicados. O mais recente, “Araras Vermelhas” (2022), foi premiado na categoria poesia pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes). Em 2020, venceu o Prêmio Jabuti, a mais tradicional premiação em literatura do Brasil, nas categorias Poesia e Livro do Ano com a obra “Solo para Vialejo” (2019).

Sanharó

Além do prefeito do PCdoB César Freitas reeleito em Sanharó, o partido fez uma excelente bancada para a Câmara Municipal e elegeu 4 vereadores entre 11 posições. As outras cadeiras ficaram com PSB, também com 4, PSDB, com 2, e o PT, com uma.

Os vereadores eleitos pelo partido são:

• Ronaldo Latão: 1.007 votos (7,88 %);
  • Dezo de Mulungu: 699 votos (5,47 %);
  • Mô do Pagão: 695 votos (5,44 %);
  • Irmão Gilson: 441 votos (3,45 %).