A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) lamentou, nesta quarta-feira (24) a morte do ex-deputado federal baiano Haroldo Lima, dirigente histórico do PCdoB, mais uma vítima do coronavírus no Brasil. Haroldo, que tinha 81 anos, estava internado há duas semanas no hospital Aliança. Com o agravamento da doença, foi transferido para uma UTI, onde estava entubado desde sexta-feira. “Hoje é um dia muito triste para todos nós do PCdoB. Perdemos este grande líder. Ele sobreviveu à ditadura, mas morreu vítima de uma doença cruel num Brasil governado por um genocida”, diz Alice.

Além de deputado federal por cinco mandatos (1983 – 2003), Haroldo também presidiu a Agência Nacional de Petróleo (ANP) no governo Lula. Foi um dos fundadores da Ação Popular (AP), movimento de luta armada criado para combater a ditadura. Na juventude, também foi dirigente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Considerado um dos melhores oradores do país, sua morte foi lamentada por grandes lideranças em todos os estados.

Haroldo Lima foi coordenador de todas as campanhas de Alice Portugal. “Eu e minha geração no PCdoB, crescemos na luta política sob seu comando. Haroldo será insubstituível! Foi nosso líder, nosso professor, nosso solidário amigo. Quem com ele conviveu leva algo dele consigo. Fui sua “filha” quando esteve preso. Somos todas filhos e filhas desse GRANDE expoente da liberdade”.

(PL)