Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real

O número de famílias endividadas no Brasil bateu recorde em abril, ao alcançar 67,5% no mês, segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic Nacional), divulgados na terça-feira (5), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Ao apontar que o percentual de famílias com dívidas no país cresceu pelo quinto mês consecutivo, a CNC destacou que “a atividade econômica deve ter desempenho negativo no primeiro trimestre do ano, com o agravamento da pandemia e a paralisação do comércio não essencial em diversas cidades, além dos atrasos no calendário de vacinação, afetando a confiança dos consumidores, bem como as decisões de consumo”.

O auxílio emergencial que ajudou as família mais carentes com a compra de produtos básicos como alimentos no ano passado, agora deverá ser usado para pagar dívidas, já que o governo deixou milhões de brasileiros no abandono sem qualquer ajuda durante os três primeiros meses do ano, quando a pandemia se agravou e mais medidas foram tomadas para salvar vidas, diante dos hospitais colapsados e sem vacina para o conjunto da população.

“A nova rodada do auxílio emergencial com valores menores começou a ser paga em abril, e os recursos deverão ser em grande parte destinados ao pagamento de dívidas e contas, uma vez que o endividamento está elevado”, estima a CNC.

A Peic Nacional, que é realizada mensalmente pela CNC desde janeiro de 2010, questionou aproximadamente 18 mil consumidores, em todas as capitais dos Estados e no Distrito Federal.

Em abril, o percentual das famílias que se declararam muito endividadas aumentou para 14,4%, maior parcela desde janeiro.

Entre as famílias com renda até dez salários mínimos, o percentual das endividadas cresceu de 68,4% para 68,6% do total pesquisado. Em abril do ano passado, este percentual estava em 67,5%.

A CNC também destacou que a proporção das famílias que utilizam o cartão de crédito como principal modalidade de dívida voltou a crescer e chegou a um novo recorde de 80,9% do total de famílias com renda até dez salários mínimos. No caso das famílias com mais de dez salários, o uso do cartão de crédito representou 81,9% do total.

“O percentual de famílias com dívidas no país atingiu a proporção recorde em abril, em função do aumento no número de endividados na faixa de menor renda”. “As famílias nas duas faixas de renda ampliaram o uso do cartão de crédito, modalidade que chegou ao recorde histórico dentre os principais tipos de dívida. Nas famílias com renda mais elevada, a proporção de endividados no cartão superou pelo segundo mês o percentual de endividados no cartão entre o grupo de menor renda”, pontuou a CNC.