“Opomo-nos às tentativas de politizar o esporte ou usá-lo como ferramenta de coerção”, diz Putin

Antes de sua visita à China para participar da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, o presidente russo, Vladimir Putin, concedeu uma entrevista exclusiva a Shen Haixiong, presidente e editor-chefe do China Media Group.

Shen, que deu as boas vindas antecipadas a Putin por sua presença na abertura dos Jogos de Inverno de Pequim 2022, lembrou da participação do presidente Xi Jinping em 2014, nos Jogos de Sochi, na Rússia, a primeira vez que um líder chinês foi a um grande evento esportivo internacional no exterior.

Ele destacou que a China, ao se candidatar para sediar os Jogos de Inverno, anunciou um plano de envolver 300 milhões de pessoas nos esportes de inverno. “Agora, resorts de esqui estão sendo construídos mesmo na minha província natal de Zhejiang, no sul da China”.

Shen: Você foi o primeiro líder estrangeiro a confirmar sua presença na cerimônia de abertura. Que papel especial o esporte desempenha nas relações entre os dois vizinhos China e Rússia?

Putin: O presidente Xi Jinping e eu nos conhecemos há muito tempo, como bons amigos e políticos que têm basicamente as mesmas opiniões sobre como lidar com os problemas do mundo; mantemos contato próximo e frequente.

Por isso, respondi imediatamente ao seu convite para visitar a China e juntar-me aos nossos amigos chineses na celebração do principal evento desportivo deste ano – os Jogos Olímpicos de Inverno. Além disso, os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno em solo chinês ocorrerão no meio do Ano Novo Chinês, em Pequim – a primeira cidade do mundo a sediar os Jogos de Verão e de Inverno.

Sei que os organizadores fizeram um bom trabalho de preparação para os Jogos. Fizeram investimentos maciços em infraestrutura esportiva e de transporte, construíram instalações esportivas modernas. Eles criaram um ambiente seguro para a estadia de atletas, treinadores e jornalistas estrangeiros.

Tenho certeza de que essa excelente preparação para as Olimpíadas ajudará os atletas olímpicos a mostrar seu caráter esportivo e demonstrar suas habilidades e capacidade para alcançar seus objetivos em uma competição justa e sem concessões.

Naturalmente, estaremos apoiando nossos atletas, celebraremos cada vitória e cada conquista.

O esporte é um fenômeno único da civilização humana. Os principais festivais esportivos são projetados para unir as nações, aprofundar o entendimento mútuo e promover o princípio universalmente aceito de “jogo justo”, como foi ilustrado pelo sucesso dos eventos esportivos de grande escala, como os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi de 2014 e a Copa do Mundo FIFA de 2018, sediados por nosso país.

A Rússia esteve e continua comprometida com os valores olímpicos tradicionais. Opomo-nos às tentativas de politizar o esporte ou usá-lo como ferramenta de coerção, concorrência desleal e discriminação.

Rejeitamos a prática de “punição coletiva” para atos perpetrados por pessoas individualmente, o que recentemente se tornou uma ocorrência frequente. E, claro, condenamos veementemente o uso de substâncias proibidas por atletas e defendemos uma ampla cooperação internacional na luta contra o doping no esporte.

Nosso país possui uma infraestrutura bem desenvolvida, escolas esportivas conhecidas por seus campeões e tradições, e uma rica história de recordes esportivos; organiza grandes competições internacionais, incentivando nossos cidadãos, especialmente nossos jovens, a se engajarem na cultura física e no esporte.

Isso é o que ajuda a preservar a saúde das pessoas e da nação como um todo e forma uma base sólida para futuras conquistas esportivas. Esperamos que em 2024 a parcela de pessoas que praticam esportes regularmente seja de 55% e em 2030 chegue a 70%.

Quanto à interação entre Rússia e China em esportes e educação física, ela ocupa um lugar importante em nossa cooperação humanitária bilateral e é de natureza ampla e complexa.

Os anos de cooperação russa e chinesa em educação física e esportes em 2022-2023, que o presidente Xi Jinping e eu anunciamos em dezembro de 2021, certamente serão um evento significativo. Incluem cerca de 500 eventos desportivos populares e juvenis, bem como atividades educativas e científicas do esporte e de formação de quadros.

Acredito firmemente que os Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim serão realizados com os mais altos padrões. Desejo sucesso no desempenho e sorte a todos os atletas, participantes das Olimpíadas, e momentos brilhantes e inesquecíveis e alegria aos convidados.

Shen: China e Rússia, nações amigas, estabeleceram relações de parceria construtiva, parceria estratégica, parceria abrangente e interação estratégica. Na videoconferência em 28 de junho de 2021, você e o presidente Xi Jinping anunciaram a extensão do Tratado de Boa Vizinhança e Cooperação Amistosa. Qual a importância deste passo para as relações bilaterais?

Putin: O Tratado Rússia-China de Boa Vizinhança e Cooperação Amistosa, assinado há mais de 20 anos, é um documento político básico que estabeleceu a estrutura legal para um desenvolvimento consistente de longo prazo das relações sino-russas de parceria abrangente e interação estratégica. Por isso, em 28 de junho do ano passado, o presidente Xi Jinping e eu decidimos prorrogá-lo por mais cinco anos.

É um documento muito rico em termos de ideias nele contidas, muitas de suas disposições sendo redescobertas no contexto do ambiente internacional em rápida mudança de hoje.

As relações entre a Rússia e a China estão se desenvolvendo em bases iguais e desideologizadas. Nossa parceria é intrinsecamente valiosa, não afetada pelo clima político e não direcionada a ninguém. É sustentada pelo respeito mútuo, consideração pelos interesses fundamentais de cada um, adesão ao direito internacional e à Carta das Nações Unidas.

A China continua firmemente no topo da lista de parceiros comerciais da Rússia. Segundo dados preliminares, no ano passado, apesar das restrições relacionadas à pandemia, nosso comércio bilateral atingiu uma alta histórica, totalizando 140 bilhões de dólares.

A China é nosso parceiro estratégico na arena internacional. Nossas abordagens para a maioria das questões da agenda global coincidem ou são muito próximas.

Nós nos engajamos em estreita coordenação dentro de muitas organizações e formatos multilaterais líderes, como a ONU, BRICS, SCO, G20, APEC e EAS, o que tem um efeito estabilizador na atual situação mundial difícil.

Para resumir, gostaria de reiterar que os conceitos estabelecidos no Tratado Rússia-China de Boa Vizinhança e Cooperação Amistosa permitiram que nossos países alcançassem um nível de parceria sem precedentes, mudaram fundamentalmente seu caráter e escopo e criaram as condições que nos permitem avançar juntos.

Shen: Em uma entrevista que você me deu há três anos, você disse que estava “tentando” jogar hóquei. No entanto, em uma partida da Night Hockey League em maio do ano passado, você marcou um gol com apenas 30 segundos de jogo e um total de 8 gols em toda a partida. Você poderia compartilhar algum segredo de suas proezas com os entusiastas chineses do hóquei no gelo?

Putin: Não estou em posição de dar conselhos a pessoas apaixonadas por hóquei. Eu deixaria isso para jogadores e treinadores profissionais de hóquei. Acho que o mais importante é praticar seu esporte favorito – não importa qual seja – de forma rotineira e trabalhar duro para manter seu objetivo à vista.

O hóquei no gelo na Rússia é grande e tem tradições profundamente enraizadas. Um lugar especial aqui pertence à Night Hockey League criada em 2011. Hoje, ela reúne quase 1100 times com mais de 20 mil jogadores de todas as regiões do nosso país. No ano passado, o número de jogadores amadores de hóquei no gelo na Rússia chegou a mais de 620 mil, e esse número está crescendo constantemente.

Claro, esperamos que nossa equipe de hóquei mostre seu melhor desempenho nas próximas Olimpíadas. Não há dúvida de que as partidas de hóquei nas Olimpíadas serão, como sempre, emocionantes e memoráveis. Estamos ansiosos para ver um bom jogo e, naturalmente, confiantes em nossos jogadores e desejando-lhes todo o sucesso.