"A declaração dos EUA está cheia de viés ideológico e mentiras", afirma o porta-voz Wang Wenbin

A China exigiu na terça-feira (22) que os Estados Unidos revoguem imediatamente as sanções impostas contra autoridades chinesas sob pretexto de supostas violações de direitos humanos e alerta que, caso contrário, os EUA enfrentarão contramedidas recíprocas da China.

“A declaração dos EUA está cheia de viés ideológico e mentiras, desacreditando a China e suprimindo autoridades chinesas sem motivo. O que os Estados Unidos fizeram viola a lei e as normas internacionais e interfere grosseiramente nos assuntos internos da China”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin.

A China se opõe firmemente a isso, disse Wang. “O pior violador de direitos humanos no mundo são os próprios Estados Unidos”, disse o porta-voz, observando que Washington deveria se arrepender por massacrar os nativos americanos e reduzir sua população de 5 milhões no final do século 15 para 250.000 no início do século 20.

Blinken

O anúncio das sanções foi feito pelo secretário de Estado Anthony Blinken, três dias após o telefonema entre os presidentes dos dois países, a pedido de Washington, em que Joe Biden chegou a manifestar interesse de seu governo em melhorar as relações bilaterais.

O porta-voz Wang também denunciou que, com quase 1 milhão de mortos por COVID-19, mais de 40 mil vítimas de violência armada a cada ano e dezenas de milhares de vítimas de discriminação racial, os Estados Unidos deveriam refletir “sobre seu próprio déficit de direitos humanos”.

O diplomata acrescentou que os Estados Unidos devem pedir perdão à comunidade internacional por travar guerras no Iraque, Síria e Afeganistão e causar 330 mil mortes de civis e mais de 26 milhões de refugiados, em vez de dar aulas sobre direitos humanos.

Ele também exortou os EUA a enfrentar e resolver seus próprios problemas sistêmicos e crônicos de direitos humanos, em vez de minar a soberania de outros países em nome da proteção dos direitos humanos.

“Se os Estados Unidos deixarem de ser palestrantes de direitos humanos, a situação dos direitos humanos no mundo será melhor”, concluiu Wang.

Analistas consideraram a lista de chineses sancionados por ‘direitos humanos’ como uma provocação a Pequim e uma forma de pressão diante da recusa da China de ser caudatária das sanções contra a Rússia.

Respondendo à ameaça dos EUA de que “não permitiremos que qualquer país compense a Rússia por suas perdas”, o porta-voz chinês Zhao Lijian instou na sexta-feira Washington a “refletir sobre a situação de segurança na Europa, causada pela expansão a leste da Otan” insuflada pelos próprios Estados Unidos.

“Por que os Estados Unidos não refletem sobre seu movimento hipócrita de assistir ao fogo do outro lado do rio após alimentar as chamas? A última coisa que os EUA deviam fazer é atirar lama na China, que não é um lado diretamente envolvido”.

Zhao apontou que a China atribui grande importância à situação humanitária na Ucrânia e apresentou uma iniciativa de seis pontos. A Cruz Vermelha da China forneceu três lotes de suprimentos humanitários para a Ucrânia.

Como enfatizou o chanceler chinês Wang Yi, “uma solução duradoura está na rejeição da mentalidade da Guerra Fria, abstendo-se do confronto do bloco e construindo uma arquitetura de segurança regional equilibrada, eficaz e sustentável para alcançar a paz de longo prazo na Europa”.

“A crise na Ucrânia criou milhões de refugiados. Algumas reflexões profundas precisam ser feitas. Qual é a causa raiz da atual crise de refugiados? Qual foi o papel dos EUA na crise da Ucrânia? Quais são as responsabilidades e obrigações devidas pelos EUA?”, ressaltou Zhao.

“A situação poderia evoluir para onde está hoje se não fosse pela segurança regional seriamente desequilibrada causada pelas cinco rodadas de expansão para o leste da Otan? Os países que insistiram na expansão da Otan para o leste, apesar da oposição, esperavam o sofrimento dos refugiados hoje?”, questionou o porta-voz.

Dirigindo-se aos jornalistas, ele indagou: vocês não acham que eles deveriam “aceitar os refugiados?” “ Além dos 11 milhões de refugiados deslocados com suas famílias dilaceradas devido à guerra de 20 anos travada pelos EUA no Afeganistão, outros 2,6 milhões de refugiados que fogem do conflito Rússia-Ucrânia entraram em países europeus, que são as verdadeiras vítimas da atual crise”, destacou.

“No entanto, os EUA ainda estão olhando. Durante uma recente visita à Polônia, a vice-presidente dos EUA respondeu com uma risada em vez de uma resposta direta sobre se os EUA aceitariam refugiados ucranianos. O que as pessoas em todo o mundo estão vendo é que, como aquele que iniciou e instigou o conflito, os EUA são hipócritas na questão dos refugiados. Isso é muito irônico e revelador. Todos vocês deveriam pensar sobre isso”.